comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais 2º ao 5º EF 2017

Conteúdos Programáticos 3º Bimestre 2017

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º. ANO REFERENTES AO 3º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto A_migo
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa Leituras – Gênero textual
• Textos do livro didático: poema, contos tradicionais, histórias em quadrinhos, canção, capa de DVD, biografia, resumo de filme, texto instrucional, notícia, entrevista, cartaz, folheto, fábula, texto informativo, texto científico e texto narrativo.
• Livros da biblioteca.
• Projeto Novos Leitores: Fábulas de Esopo.
• Cereja Editora, 1ª. Edição, 2014.
Gramática
• Letra inicial maiúscula
• Tipos de Frases
• Parágrafo
• Pontuação em diálogos
• Vírgula
• Sinônimos e Antônimos
• Aumentativo e diminutivo
• Masculino e feminino
• Adjetivo
• Substantivo comum e próprio
• Plural e singular
• Coletivo
Ortografia
• Uso das letras: t/d, x/ch, h/nh/ch/lh, r forte, r brando, RR, palavras com AS/ES/IS/OS/US.
Produção textual
• Produção individual e coletiva de textos a partir dos gêneros textuais, escrita livre em diferentes contextos, criação de cartaz, notícia e história em quadrinhos.
Dicionário
• Como usar o dicionário
• Verbete
Inglês • Unit 5: “My body”
• Descrever as partes do corpo
• Distinguir os cinco sentidos
• Pronúncia: i
• Unit 6: “Food”

• Descrever as comidas preferidas
• Perguntar “ Do you like ?
• Pronúncia: e
Ensino Religioso • Orações: Pai – Nosso – São Francisco
• Agosto – mês Vocacional
• Dia dos Pais
• Dia do estudante
• Setembro – mês da Bíblia
• Bíblia – parábolas
• Unidade 3 – Vida em sociedade e na natureza
• Cap. 1 – Não é brincar de viver
• Cap. 2 – Construir um mundo melhor
• Cap. 3 – Sou criança, mas posso ajudar!
Geografia • Produção de bens e Natureza
• A Natureza é fonte de vida
• Trilha na Natureza
• Fabricação do vidro
• Fabricação de veículos
• Energia limpa
História • Crianças e adolescente devem trabalhar?
• Crianças trabalhando ao redor do mundo
• O trabalho infantil: no presente e no passado
• Combatendo o trabalho infantil
• Criança tem direito?
• Direitos das crianças
Matemática • Números e operações com dois e três dígitos
• Números e uso da calculadora
• Projeto de jogos
• Números no diagrama
• Compondo e decompondo números
• Dobro e metade
• Números e curiosidades
• O dinheiro no Brasil
• O dinheiro no mundo
• Situações-problema
• Situações aditivas e subtrativas
• Estratégias de cálculo
• O algoritmo da adição
Ciências • O nascimento das plantas que possuem frutos e sementes
• Germinação de sementes
• Outras formas de reprodução das plantas
• Como os animais nascem e se desenvolvem
• Alimentação e atividade física
• Investigando as atividades físicas
Educação Artística • A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza
• Linha e movimento: produções a partir da criação com linhas
• Carimbos de frutas e legumes. Criação de estampas
• Criação a partir do estudo da arte do período egípcio
• Produções a partir da produção artesanal de massinha de modelar
• Produções sobre esculturas, utilizando diferentes tipos de materiais.
Educação Física • Consciência corporal;
• Alongamento e relaxamento;
• Higiene pessoal e consciência ambiental;
• Exercer a prática de valores humanos;
• Desenvolvimento da dominância corporal;
• Habilidades motoras básicas;
• Coordenação global;
• Jogos recreativos;
• Jogos esportivos;
• Brincadeiras populares;
• Respeito às normas e combinados;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 3º ANO REFERENTES AO 3 º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto A_migo
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Competência textual
• Leitura: poema, lenda, conto e textos que exemplificam as manifestações folclóricas, diário, história em quadrinhos, relatos de vivência, reportagem.
• Produção de texto: produção livre, criação de lendas, reconto de histórias, criação de notícias.
• Linguagem oral: reconto de histórias, dramatização, debate e relato de vivência.
• Competência linguística
• Aspectos gramaticais: substantivos próprios e comuns, simples e compostos, masculino e feminino, plural dos substantivos, grau e gênero dos substantivos, substantivo coletivo, substantivo aumentativo e diminutivo, artigo e adjetivo,
• Ortografia: AU /AL (inicial), C/QU, Sons do X, S/SS e S com som de Z, SC/SÇ, AS, ES, IS, OS, US.

Inglês • Unit 5: “Meals”
• Descrever os diversos tipos de comidas.
• Expressar as preferências..
• Pronúncia: s / z
• Unit 6: “Activities”
• Relatar as atividades preferidas
• Perguntar “ Do you like ?
• Pronúncia: c / k
Ensino Religioso • Orações: Pai – Nosso – São Francisco
• Agosto – mês Vocacional
• Dia dos Pais
• Dia do estudante
• Setembro – mês da Bíblia
• Bíblia – parábolas
• Unidade 3 – Vida em sociedade e na natureza
• Cap. 1 – Eu, os outros, nós
• Cap. 2 – Cada povo tem seu jeito
• Cap. 3 – Criador, criação e criatura
Geografia • O Campo e a Cidade
• A paisagem rural
• Modos de vida no campo
• Campo é lugar de produção e de consumo
• O trabalho rural
• A relação do campo com a cidade
• Paisagens urbanas
História • África: O berço da humanidade
• Como surgiram as primeiras civilizações da humanidade?
• O modo de vida dos primeiros agrupamentos humanos
• A “civilização” egípcia
Matemática • Números e operações
• Sistema de numeração decimal, leitura e escrita de números dde 4 dígitos, sequências numéricas, contagens
• Reconhecimento e uso dos números eu aparecem no cotidiano
• Valor posicional
• Uso da calculadora
• Relações numéricas: comparação e ordenação
• Números ordinais
• Números decimais e racionais: meia dúzia, meia hora, meio quilo, meio litro – símbolo ½
• Operações e medidas
• Adição
• Subtração
• Adição e subtração na reta numérica
• Estimativas
• Significados d subtração
• Medida de massa, relação entre quilograma e grama
• Noções de área
• Medida de tempo, relação entre hora, minuto e segundo
• Medida de capacidade, relação entre litro e mililitro
• Estimativas envolvendo medidas.
Ciências • A tecnologia e a alimentação
• Noções sobre substâncias químicas
• Conceitos de substância, material, corpo e objeto
• Caracterização de substâncias e materiais artificiais e naturais
• A atuação de algumas substâncias “naturais” e “artificiais” nos seres vivos
• Recursos tecnológicos na produção de alimentos
• Ação dos conservantes nos alimentos
• Interferência das tecnologias na produção e conservação de alimentos
• Alimentos que contribuem para uma boa saúde
• A origem de alimentos vegetais
Educação Artística • A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza
• Linha e movimento: produções a partir da criação com linhas
• Carimbos de frutas e legumes. Criação de estampas
• Criação a partir do estudo da arte do período egípcio
• Produções a partir da produção artesanal de massinha de modelar
• Produções sobre esculturas, utilizando diferentes tipos de materiais.
Educação Física • Consciência corporal;
• Alongamento e relaxamento;
• Higiene pessoal e consciência ambiental;
• Exercer a prática de valores humanos;
• Desenvolvimento da dominância corporal;
• Habilidades motoras básicas;
• Coordenação global;
• Jogos recreativos;
• Jogos esportivos;
• Brincadeiras populares;
• Respeito às normas e combinados;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 4º ANO REFERENTES AO 3º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto A_migo
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Leituras – Gênero Textual e Produção
• Carta
• Relatos de vivência
• História em quadrinhos
• Canção
• Conto
• Folhetos
• Notícias
• Deveres e Direitos
• Resumo
• Diário
• Cartaz
• Entrevista
• Síntese
• Ortografia e Gramática
• Uso do C e Ç
• Grau dos adjetivos
• Locuções adjetivas
• Uso do S, SS, C e Ç
• Artigos
• Advérbios
• Substantivo singular e plural
• Substantivo masculino e feminino
• Tempos Verbais
• Pronomes
• Reforço de: RAM e RÃO; MAU e MAL; MAS e MAIS; POR QUE e PORQUE

Inglês • Unit 5: “Home time”
• Descrever as atividades diárias.
• Expressar as preferências..
• Pronúncia: th
• Unit 6: “Hobbies”
• Relatar as atividades preferidas
• Relacionar antes da escola x depois da semana
• Pronúncia: sh
Ensino Religioso • Orações: Pai – Nosso – São Francisco
• Agosto – mês Vocacional
• Dia dos Pais
• Dia do estudante
• Setembro – mês da Bíblia
• Bíblia – parábolas
• Unidade 3 – Vida em sociedade e na natureza
• Cap. 1 – Sou responsável pelo mundo
• Cap. 2 – As igrejas do meu bairro
• Cap. 3 – A casa comum
Geografia • Quem é o povo brasileiro?
• Quem somos nós, os brasileiros?
• Populações tradicionais e patrimônio sociocultural.
• O povo brasileiro é nosso maior patrimônio.
• Mapeando a “cara” do Brasil.
• Representações da identidade cultural.
História • Povos que deixaram marcas na história brasileira.
• Quais foram os povos que marcaram a nossa história?
• Em busca do passado.
Matemática • Números, medidas e geometria.
• Os números e as medidas à nossa volta.
• Medida de temperatura.
• Medindo a passagem do tempo.
• Números grandes.
• Das unidades aos milhões.
• Números com mais de 6 dígitos.
• Milhares e milhões.
• Localização espacial.
• Orientação espacial.
• Coordenadas.
• Somar e subtrair, multiplicar e dividir.
• Adição e subtração.
• Problemas e mais problemas.
• Multiplicação e divisão.
• Divisões.
• O algoritmo da divisão.
• Dividindo pelo método convencional.
• Itinerários: qual é a distância percorrida?
• Multiplicação: fatores maiores que 10.
• Estimar para conferir.
• Algoritmo da multiplicação.

Ciências • Os Animais e a Saúde
• Características, Reprodução e Desenvolvimento dos Animais
• Os grupos dos animais
• Animais invertebrados
• Animais vertebrados
• O Ambiente e a Saúde
• Atividade física e qualidade de vida
• A produção e o destino do lixo
• A produção e o destino do esgoto
• Água e cidadania
Educação Artística • A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza
• Linha e movimento: produções a partir da criação com linhas
• Carimbos de frutas e legumes. Criação de estampas
• Criação a partir do estudo da arte do período egípcio
• Produções a partir da produção artesanal de massinha de modelar
• Produções sobre esculturas, utilizando diferentes tipos de materiais.

Educação Física • Consciência corporal;
• Alongamento e relaxamento;
• Higiene pessoal e consciência ambiental;
• Exercer a prática de valores humanos;
• Desenvolvimento da dominância corporal;
• Habilidades motoras básicas;
• Coordenação global;
• Jogos recreativos;
• Brincadeiras populares;
• Respeito às normas e combinados;
• Iniciação Esportiva;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 5º ANO REFERENTES AO 3º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto A_migo
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco
– Projeto “Poetizar”

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Competência textual
• Leitura: folheto, poema, conto, crônica, histórias em quadrinhos, carta,
• reportagem e anúncio, entrevista e relato, biografia
• Produção de texto: produção livre, produção de carta, de conto e de texto
• de opinião, criação de entrevista, de biografia e de reportagem.
• Linguagem oral: debates, recursos argumentativos da fala, relato de
• vivência
• Biblioteca: retirada de livros para leitura
• Projeto Novos Leitores “Pequenois contos para crescer”
• Albena Ivanovitch-Lair Adaptação: Mario Urbanet
• Editora: Companhia das Letrinhas
• Competência linguística
• Gramática
• Verbos: conjugações e tempos
• Modos do verbo
• Verbos irregulares
• Concordância nominal e verbal
• Advérbio
• Preposição
• Crase
• Pronomes indefinidos
• Pronomes interrogativos
• Interjeição
• Onomatopeia
• Soletração
• Ortografia
• Sistematização ortográfica: palavras com S, C, Ç, X, SS, C com som de S,
• C com som de k
• Reforço ortográfico: palavras terminadas em RAM, RÃO, ECER, EM, ÊM, Ê, EEM, AÇÃO, ÊNCIA, IZAR e ISAR
• Uso de: mau / mal; bom / bem; mas / mais; por que / porque / por quê;
• traz / trás / atrás; ora / hora; hum / um
• Soletração
• Dicionário
• Uso dicionário

Inglês • Unit 5: “Food and drink”
• Descrever as comidas e bebidas preferidas
• Perguntar “ What do you usually have for lunch ?
• Pronúncia: ar
• Unit 6: “Health matters”
• Relatar os problemas de saúde comuns
• Observar se as pessoas estão saudáveis.
• Pronúncia: sp
Ensino Religioso • Orações: Pai – Nosso – São Francisco
• Agosto – mês Vocacional
• Dia dos Pais
• Dia do estudante
• Filme: “Prova de fogo”
• Setembro – mês da Bíblia
• Bíblia – parábolas
• Unidade 3 – Vida em sociedade e na natureza
• Cap. 1 – Convivência e liberdade
• Cap. 2 – Em nome da vida
• Cap. 3 – Convivência real e virtual
Geografia • Relações entre sociedade e natureza
• O planeta Terra dá sinais de esgotamento
• Há sinais de esgotamento do planeta Terra?
• Os problemas socioambientais sempre existiram?
• Relações entre sociedade e natureza no espaço de vivência
• Aquecimento global e mudanças climáticas: o Acordo de Paris
• Mudando o padrão de consumo
História • A construção do Estado brasileiro
• Mudanças territoriais do Brasil
• Será que o Brasil sempre foi desse tamanho?
• Nossa primeira fronteira: o Tratado de Tordesilhas
• A ocupação da área colonial portuguesa
• A expansão territorial brasileira
• A ocupação do território brasileiro
• Mudanças políticas: da Monarquia à República
• Como o Brasil foi governado após a Independência?
• Monarquia x República
• A Monarquia brasileira
• O Período Republicano
Matemática • Números Racionais.
• Arte e Geometria.
• Como usamos os números naturais?
• Operações com números racionais.
Ciências • O ser humano: evolução e vida
• As funções vitais do corpo humano
• Homem: um ser organizado
• Células que se organizam em tecidos
• Partes fundamentais de uma célula
• Os sistemas e suas integrações
• Reprodução humana
• A evolução do ser humano
• A origem da espécie humana
• Teorias evolutivas
Educação Artística • A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza
• Linha e movimento: produções a partir da criação com linhas
• Carimbos de frutas e legumes. Criação de estampas
• Criação a partir do estudo da arte do período egípcio
• Produções a partir da produção artesanal de massinha de modelar
• Produções sobre esculturas, utilizando diferentes tipos de materiais.
Educação Física • Coordenação motora global e fina,
• Coordenação visio motora,
• Orientações de higiene,
• Iniciação esportiva (handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez).