comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais 2º ao 5º EF 2017

Conteúdos Programáticos 2º Bimestre 2017

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º. ANO REFERENTES AO 2º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto INOVAEDUC
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco
– Festa da Família
– Festa Folclórica

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Leituras – Gênero textual
• Textos do livro didático: trava-língua, texto enigmático, poema, fábula, adivinhas, reportagem, diário, endereço de internet, texto instrucional, texto informativo e texto narrativo.
• Livros da biblioteca.
• Projeto Novos Leitores: História de Jacaré.
• Editora Elementar, 3ª. Edição, 2016.
• Gramática
• Letras maiúsculas e minúsculas
• Frase
• Parágrafo
• Sinais de pontuação: ponto de interrogação, exclamação, travessão, dois pontos, ponto-final
• Nomes próprios
• Sinônimos e Antônimos
• Cedilha, til
• Acento agudo e circunflexo
• Ortografia
• Uso das letras: b/p, f/v, ce/ci, qua/que/qui, gua/gue/gui, ge/gi, s/ss, s com som de z, palavras com AR/ER/IR/OR/UR.
• Produção textual
• Produção individual e coletiva de textos a partir dos gêneros textuais, escrita livre em diferentes contextos.
• Dicionário
• Como usar o dicionário
• Verbete
Inglês • Unit 2: “Toys”
• Identificar os brinquedos
• Utilizar corretamente os adjetivos
• Pronúncia: letras f / v
• Unit 3: “Family”
• Identificar os membros da família
• Fazer perguntas
• Pronúncia: letra d
• Unit 4: “At home”
• Identificar os cômodos da casa
• Procurar coisas
• Pronúncia: letra a
Ensino Religioso • Orações: Ave Maria – Anjo da Guarda
• Hino do Colégio Franciscano Stella Maris
• Maio – mês de Maria
• Unidade 2 – Vida na escola
• Cap. 1 – Amizade x Ciúmes
• Cap. 2 – Novos heróis
• Pessoas que colaboram na construção do Reino de Deus
• Cap.3 – Amor, partilha, amizade, lealdade
• Valores necessários para uma boa convivência
• Junho – Santos Juninos
• Corpus Christi – seu significado e símbolos
Geografia • Identidade geográfica
• Representação em tamanho real, ampliação e redução
• Mapeamento do corpo
• Lugar de moradia
• Moradia é direito de todos
• Descoberta da diversidade na moradia
• Moradias sustentáveis
• Visão vertical
• Visão oblíqua
• Cuidados com o quarto
História • Registros Visuais e Materiais
• O tempo na História
• Medindo o tempo
• O tempo na vida das pessoas
• Jeito de ser criança
• Crianças de outros tempos
• Crianças ao redor do mundo: modos de viver
• Brincadeiras de ontem e de hoje
• Modos de brincar
• Diferentes brinquedos e brincadeiras
Matemática • Gráficos
• Adição (estratégias)
• Adição de três parcelas
• Adição de números iguais
• Adição com dezenas inteiras
• Adição com resultado até 99
• Algoritmo da adição
• Ideias de subtração
• Instrumentos de medidas
• Medidas (comprimento, massa, valor, temperatura e capacidade)
• Uso da régua, fita métrica e calculadora
• Números grandes associados a medidas
• Estimativas
• Posição e localização de figuras no espaço
• Figuras geométricas
Ciências • A Terra e a vida
• Descobrindo os astros
• Astros luminosos e iluminados
• A Via Láctea
• O Sistema Solar
• Os seres vivos
• Investigando as plantas
• Investigando os animais

Educação Artística • Leitura das obras de Alfredo Volpi: as bandeirinhas e a importância da cultura popular.
• Desenho cego e a pintura usando as relações cromáticas. Cores quentes, frias e complementares.
• A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza.
• O círculo das cores: primárias, secundárias e terciárias.
• Releitura de obras de Arte Modernas e Contemporâneas a partir dos temas propostos.

Educação Física • Consciência corporal
• Alongamento e relaxamento
• Higiene pessoal e consciência ambiental
• Exercer a prática de valores humanos
• Desenvolvimento da dominância corporal
• Habilidades motoras básicas
• Coordenação global
• Jogos recreativos
• Brincadeiras populares tradicionais
• Respeito às normas e combinados

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 3º ANO REFERENTES AO 2º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto INOVAEDUC
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco
– Festa da Família
– Festa Folclórica

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Competência textual
• Leitura: poema, conto, reportagem, notícia, resumo do livro.
• Produção de texto: produção livre, criação de conto, criação de final de história, resumo de notícia/reportagem.
• Linguagem oral: reconto de histórias, dramatização.

• Competências linguística
• Aspectos gramaticais: uso de letras maiúsculas, sinais de pontuação (ponto-final, ponto de exclamação e ponto de interrogação) e tipos de frases (declarativa, exclamativa e interrogativa), pontuação em diálogos, verbo, tempos de verbo (RAM e RÃO), verbos irregulares
• Ortografia: palavras com H e palavras com L final e medial; palavras com G e J, G/GU; sílabas com AR, ER, IR, OR, UR e QUA, QUE, QUI.

Inglês • Unit 2: “Pets”
• Identificar os animais de estimação
• Utilizar corretamente os adjetivos
• Pronúncia: letras f / v

• Unit 3: “Clothes”
• Identificar as roupas
• Descrever pessoas
• Pronúncia: letras j / y

• Unit 4: “Rooms”
• Identificar os cômodos da casa
• Quantidades
• Pronúncia: letras m/n
Ensino Religioso • Orações: Ave Maria , Anjo da Guarda
• Hino do Colégio Franciscano Stella Maris
• Maio – mês de Maria
• Unidade 2 – Vida na escola
• Cap. 1- Não estou sozinho – Tenho amigos
• Cap. 2 – Somos diferentes – Cada um do seu jeito
• Valorização das diferenças
• Cap.3 – Anjo da guarda
• Valorizar as pessoas que fazem parte da nossa vida escolar

• Junho – Santos Juninos
• Corpus Christi – seu significado e símbolos
Geografia • Natureza e cultura formam paisagens
• Lendo as paisagens
• Criando paisagens
• Reprodução de paisagem em croqui

• Natureza é patrimônio ambiental
• Descoberta do patrimônio ambiental
• Mangue: berçário da vida marinha
• Explorando patrimônios ambientais
• Construindo o mangue em maquete
• Imitando as vozes da natureza
História • As diversidades na coletividade
• Como é a vida em comunidade?
• Trabalho, profissão e empregoas desigualdades na coletividade

• As diversas formas de organização da coletividade
• Como é que uma cidade funciona?
• Serviços e mais serviços
• Administração das cidades
Matemática • Medidas, espaços e formas
• Medindo distâncias
• Mapas e medidas
• As medidas e os animais
• Medidas da nossa vida
• Medida de tempo
• O dinheiro no mundo
• Contando moedas
• Formando 1 Real
• A temperatura

• Operações
• Qual é o troco?
• Analisando tabela
• Adicionar ou subtrair
• Cáuculos diferentes
• Somando números grandes
• Números faltosos
• Número na tabela
• Mais subtração
• Vamos subtrair?
• Resolvendo subtração
• Resolvendo problemas
• Trabalhando com retas numéricas
• Dobro e metade
• Transformando números
Ciências • Àgua, ar e solo: formadores do ambiente
• Uso do solo e da água pelo homem
• Poluição ambiental
• A interação dos seres vivos com a água, o ar e o solo
• A ação dos seres vivos no processo de foramação do solo
• Estados físicos da matéria e suas transformações

• O ser humano como agente modificador do ambiente
• Ações hum,anas que modificam ambiente
• Causas e consequências da interferência humana no meio ambiente
• A importância das hidelétricas como fontes de energia para as cidades
• A importância dos combustíveis fósseis nos dias atuais
Educação Artística • Leitura das obras de Alfredo Volpi: as bandeirinhas e a importância da cultura popular.
• Desenho cego e a pintura usando as relações cromáticas. Cores quentes, frias e complementares.
• A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza.
• O círculo das cores: primárias, secundárias e terciárias.
• Releitura de obras de Arte Modernas e Contemporâneas a partir dos temas propostos.

Educação Física • Consciência corporal
• Alongamento e relaxamento
• Higiene pessoal e consciência ambiental
• Exercer a prática de valores humanos
• Desenvolvimento da dominância corporal
• Habilidades motoras básicas
• Coordenação global
• Jogos recreativos
• Brincadeiras populares tradicionais
• Respeito às normas e combinados

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 4º ANO REFERENTES AO 2 º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto INOVAEDUC
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco
– Festa da Família
– Festa Folclórica

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • LEITURAS – GENERO TEXTUAL E PRODUÇÃO
• Canção
• Carta informal
• Bilhete
• Conto
• Histórias em quadrinhos
• Texto de opinião
• Resumo de livros
• Produção livre
• Figurinhas
• Folheto
• Notícia
• Reportagem
• Diário
• Propaganda
• Tabela
• Gráfico
• Fotografia
• Entrevista

• ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA
• Tipos de frases
• Uso do S e SS
• Sinais de pontuação
• Uso do L e U
• Substantivo comum e próprio
• Substantivo coletivo
• Uso do LH/LI
• Substantivo simples e composto
• Substantivo primitivo e derivado
• Uso do hífen
• Substantivo singular e plural
• Sons do X Substantivo comum e próprio
• Substantivo masculino e feminino
• H inicial
• Uso de: porque, por que, por quê e porquê
• Pontuação em diálogos
Inglês • Unit 2: “At school”
• Nomear as partes da escola.
• Perguntar “ What are you doing ?
• Pronúncia: i / igh

• Unit 3: “School days”
• Identificar os dias da semana
• Relacionar matérias x dias da semana
• Pronúncia: oa/ow

• Unit 4: “My day”
• Descrever a rotina do aluno
• Preferências
• Pronúncia: th
Ensino Religioso • Orações: Ave Maria , Anjo da Guarda
• Hino do Colégio Franciscano Stella Maris
• Maio – mês de Maria
• Unidade 2 – Vida na escola
• Cap.1 – Identidade pessoal
• Cap. 2 – Aprender para quê?
• Valorizar o aprender como riqueza e dom
• Cap.3 – O cuidado com o outro
• A importância de se ter cuidado com o outro
• Junho – Santos Juninos
• Corpus Christi – seu significado e símbolos
Geografia • Um país de desigualdades.
• Origens das desigualdades: entre a inclusão e a exclusão.
• IDH: uma viagem pelo Níger e pela Noruega.
• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
• Descobrindo projetos de inclusão sociocultural.
História • Novos encontros: os imigrados
• Por que as pessoas migram?
• A imigração africana
• A imigração europeia.
• A imigração japonesa
• Outros imigrantes
Matemática • Espaço e forma
• Figuras planas: polígonos.
• Figuras espaciais: poliedros e corpos redondos.
• Representação por meio de vistas.
• Planificações de poliedros: os prismas e as pirâmides.
• Elementos de poliedros: faces, vértices e arestas.
• Corpos redondos: a esfera, o cone, o cilindro.
• Tratamento da informação
• Listas, tabelas, diagramas e gráficos (de barras, de linhas e de setores).
• Noções de probabilidade.
Ciências • A tecnologia e o ambiente
• Tecnologias em favor do ambiente
• Recursos tecnológicos utilizados na proteção do meio ambiente
• Interferência humana no ambiente
• Acordos internacionais de proteção ambiental
• Processo de tratamento e distribuição de água potável
• Características dos materiais
• Características de alguns tipos de matérias-primas e materiais utilizados no cotidiano
• Noções de força e inércia
• Composição e algumas propriedades gerais e específicas dos materiais
• Misturas
• Lixo
Educação Artística • Leitura das obras de Alfredo Volpi: as bandeirinhas e a importância da cultura popular.
• Desenho cego e a pintura usando as relações cromáticas. Cores quentes, frias e complementares.
• A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza.
• O círculo das cores: primárias, secundárias e terciárias.
• Releitura de obras de Arte Modernas e Contemporâneas a partir dos temas propostos.

Educação Física • Consciência corporal
• Alongamento e relaxamento
• Higiene pessoal e consciência ambiental
• Exercer a prática de valores humanos
• Desenvolvimento da dominância corporal
• Habilidades motoras básicas
• Coordenação global
• Jogos recreativos
• Brincadeiras populares tradicionais
• Respeito às normas e combinados
• Iniciação Esportiva

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 5º ANO REFERENTES AO 2º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:

– Projeto Cultura do Estudo / Metodologia Científica
– Reunião de Pais
– Projeto INOVAEDUC
– Projeto Novos Leitores
– #SejaEco
– Festa da Família
– Festa Folclórica

DISCIPLINA

CONTEÚDO
Língua Portuguesa • Competência textual
• Leitura: poema, crônica, conto, gráfico, carta, entrevista, reportagem,
• folheto, resumo de livro
• Produção de texto: produção livre, produção de crônica, de notícia, criação
• de página de diário, de folheto e de textos de opinião
• Linguagem oral: debates, recursos argumentativos da fala, relato de
• vivência
• Biblioteca: leitura e retirada de livros
• Projeto Novos Leitores “Quando as cores foram proibidas”
• Monika Feth – Tradução: Dieter Heidemann e Maria de Lourdes Porto
• Editora Brinque-Book

• Competência linguística
• Gramática
• Tipos de frases
• Sinais de pontuação
• Uso da vírgula
• Verbos: conjugação
• Substantivos: comum e próprio, simples e composto, primitivo e derivado e
• coletivo
• Gêneros do substantivo
• Números do substantivo
• Graus do substantivo
• Pronomes possessivos e oblíquos
• Ortografia
• Sistematização ortográfica: X / S / Z; CE / CI;
• Reforço ortográfico: C, Ç, SC, SÇ, S; SS; sons do X; encontros consonantais; L / U; uso de inho (a) e zinho (a)
• Uso de: onde, aonde e donde; há / a; conserto / concerto; acento / assento; caçar / cassar; por que / porque / por quê
• Dicionário
• Como usar o dicionário
Inglês • Unit 2: “Around town”
• Nomear os estabelecimentos comerciais..
• Fornecer informações de localização
• Pronúncia: ur / ir

• Unit 3: “At work”
• Identificar as profissões
• Perguntar qual profissão.
• Pronúncia: cr

• Unit 4: “Wild animals”
• Identificar os animais selvagens
• Identificar grau de adjetivos
• Pronúncia: fr
Ensino Religioso • Orações: Ave Maria , Anjo da Guarda
• Hino do Colégio Franciscano Stella Maris
• Maio – mês de Maria
• Unidade 2 – Vida na escola
• Cap. 1 – O nome é mais que o número
• Cap. 2 – Diferentes e iguais
• Valorizar e reconhecer as diferenças entre as pessoas
• Cap.3 – Minha escola, minha casa
• A importância do aprendizado e da convivência na escola
• Junho – Santos Juninos
• Corpus Christi – seu significado e símbolos
Geografia • Trabalho e tecnologia
• Lugares de produção
• A indústria modifica a paisagem
• A espacialidade de uma indústria de alta tecnologia
• Reaproveitar com criatividade

• O movimento de pessoas, produtos e ideias
• O que movimenta os lugares
• Inventando e reinventando: as novas tecnologias aplicadas ao transporte, às comunicações, ao comércio e aos serviços
• Os meios de transporte e a degradação das paisagens urbanas
• Viajando pelo Brasil
• Ações para se educar no trânsito estamos todos incluídos?
História • A construção da riqueza no Brasil

• Relações de trabalho: da escravidão às formas de trabalho livre
• Como é o “mundo do trabalho” no Brasil?
• Das relações de trabalho livre à escravidão
• As relações de trabalho escravo
• As relações de trabalho livre

• A produção e a apropriação da riqueza no Brasil
• Como a riqueza é produzida e distribuída no Brasil?
• A atividade açucareira
• A mineração aurífera
• A cafeicultura
• A atividade industrial
Matemática • Frações.
• Formas, medidas e frações em figuras.
• Números decimais no dia a dia
Ciências • O corpo humano e a tecnologia

• Corpo humano: coordenação, sustentação e locomoção
• Os ossos: constituição e função
• Investigando as cartilagens
• As articulações e suas funções
• Investigando os músculos
• Relacionando e coordenando: sistema nervoso

• Tecnologias que auxiliam a medicina e a sociedade
• A medicina através dos tempos
• Aparelhos usados comumente nas consultas médicas
• A importância da prevenção na medicina
• A importância das tecnologias em diagnósticos médicos
• A tecnologia e a prevenção de acidentes
• A tecnologia nos laboratórios de análises clínicas
• A tecnologia e a superação de dificuldades
• A medicina moderna e a tecnologia
Educação Artística • Leitura das obras de Alfredo Volpi: as bandeirinhas e a importância da cultura popular.
• Desenho cego e a pintura usando as relações cromáticas. Cores quentes, frias e complementares.
• A relação dos biomas brasileiros na produção de recortes de elementos da natureza.
• O círculo das cores: primárias, secundárias e terciárias.
• Releitura de obras de Arte Modernas e Contemporâneas a partir dos temas propostos.

Educação Física • Coordenação motora global e fina,
• Coordenação visio motora,
• Orientações de higiene,
• Iniciação esportiva (handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez).