comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais 2º ao 5º EF 2018

2º ANO EF

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

Língua Portuguesa

Leitura e compreensão:

– Trava-língua;

– História em quadrinhos;

– Poema;

– Caça-palavras;

– Adivinhação;

– Texto enigmático;

– Regras de jogo;

– Textos de instrução;

Produção de texto:

– Escrita livre de acordo com as possibilidades dos alunos;

– Montagem de história em quadrinhos;

– Criação de poema;

Produção de texto baseada em história muda.

 

Inglês

Unidade introdutória: Hello again!

 Perguntar o nome

 Soletrar

 Identificar os números de 1 a 10

 Pronúncia: letras r / l

 

Unit 1: “School”

 Identificar os materiais escolares

 Pedir permissão

 Apreciar as diferenças.

 Pronúncia: letras g / h

 

Ensino Religioso

– Orações: Pai – Nosso – Campanha da Fraternidade

– Hino do Colégio Franciscano Stella Maris

– Paz e Bem- Oração de São Francisco

– Unidade 1 – Somos todos irmãos

– Deus criou as pessoas

– Somos únicos e diferentes

– As religiões e a fraternidade universal

– Unidade 2 – Fazemos parte de uma comunidade

– Deus formou um povo

– Existem diferentes comunidades

 

Geografia

– Crianças e salas de aula;

– Escolas de outros lugares;

– Minha escola e outras escolas;

– Meu lugar na sala de aula;

– Brincadeiras das crianças;

– O que é identidade geográfica;

– Descoberta da identidade geográfica do poeta;

– Outras identidades geográficas;

– Mapeamento do meu corpo;

– Brincadeiras com o desenho do corpo;

– Minha casa e a casa da turma;

– Moradia é direito de todos;

– Descoberta da diversidade na moradia;

– Exploração dos vários jeitos de olhar;

– Cuidados com o quarto.

 

História

– Eu e os outros;

– Identidade pessoal;

– Identidade social;

– Identidade familiar: nomes e sobrenomes;

– A história pode ser guardada?;

– As fontes históricas;

– Registros escritos;

– Registros orais;

– Registros visuais e materiais;

– O “senhor” Tempo;

– Como medir o tempo?

– Como percebemos o tempo passar?

 

Matemática

Números Naturais

– Números naturais: quantidade e código numérico;

– Sistema de Numeração Decimal;

– Leitura e escrita de números de até 3 dígitos;

– Comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem e grandeza;

– Antecessor e sucessor;

-Sequências numéricas ascendentes e descendentes com intervalos variados;

– Organização do sistema de numeração: classes ordens e valor posicional;

Operações

– Situações-problema compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais;

– Adições e subtrações com números naturais de até 2 dígitos;

– Fatos fundamentais da adição;

– Algoritmos convencionais da adição;

– Estratégias de cálculo mental;

– Estimativa.

 

Ciências

– Noções sobre tato, visão, audição, olfato e paladar;

– Noções gerais dos órgãos e/ou estruturas envolvidos nos sentidos;

– Brinquedos como forma de interação com o ambiente;

– Toxidade;

– Noções sobre o funcionamento mecânico e elétrico de alguns brinquedos;

– Composição dos brinquedos.

 

Educação Artística

O nome na produção de arte geométrica

Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

– Normas de convivência,

– Interação social,

– Percepção e esquema corporal,

– Percepção espaço-temporal,

– Expressão corporal,

– Habilidades de Locomoção,

– Habilidades de Manipulação,

– Padrão Motor Inicial,

– Padrão Motor Elementar.

– Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,

– Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos,

– Brincadeiras de roda,

– Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos.

 

 

3º ANO EF

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

Língua Portuguesa

Leitura e compreensão:

– Poema;

– Conto;

– Resumo de filme;

– História em quadrinhos;

– Notícia;

– Resumo de livro;

– Verbete de dicionário;

Produção de texto:

– Produção livre;

– Reconto de histórias;

-Criação de notícia;

Linguagem Oral:

– Falas em situações variadas;

– Recitação de poemas;

Aspectos Gramaticais

– Alfabeto, ordem alfabética, verbete de dicionário

– Significado de uma palavra de acordo com o contexto

Ortografia:

Sistematização ortográfica.

 

Inglês

Unidade introdutória: Hello again!

 Perguntar o nome

 Soletrar

 Identificar os números de 1 a 10

 Pronúncia: letras r / l

 

Unit 1: “Transport”

 Identificar os materiais escolares

 Pedir permissão

 Apreciar as diferenças.

 Pronúncia: letras g / h

 

Ensino Religioso

– Orações: Pai – Nosso – Campanha da Fraternidade

– Hino do Colégio Franciscano Stella Maris

– Paz e Bem- Oração de São Francisco

– Unidade 1 – Crescendo com a natureza

– A história da criação

– As pessoas colaboram para cuidar do mundo

– As religiões valorizam a natureza

– Unidade 2 – Crescendo em família

– A família de Jesus

– O amor da família nos ajuda a crescer

 

Geografia

– O que é natureza do planeta Terra?

– A união entre os elementos do ambiente natural;

– A natureza no espaço de vivência;

– Observando uma praia de diferentes pontos de vista;

– Fazendo arte com areia;

– As paisagens são muitas;

– Os componentes da paisagem;

– Conhecendo paisagens de outros lugares.

 

História

– Cidade tem história

– A história das cidades

– Diferentes cidades, diferentes histórias;

– Cidade tem memória;

– O Patrimônio Cultural e Histórico;

– Lugares de memória;

– Bibliotecas, museus e arquivos;

– Órgãos de preservação.

 

Matemática

Números Naturais

– Números naturais: quantidade e código numérico;

– Sistema de Numeração Decimal;

– Leitura e escrita de números de até 4 dígitos;

– Comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem e grandeza;

– Composição e decomposição de números;

– Antecessor e sucessor;

– Sequências numéricas ascendentes e descendentes com intervalos variados;

– Organização do sistema de numeração decimal: classes, ordens, e valor posicional;

– Arredondamentos;

– Representação na forma decimal relacionado a medidas;

– Situações-problema compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais;

– Adições e subtrações;

– Fatos fundamentais da adição e subtração;

– Dobro e metade

– Ideias da multiplicação;

– Estratégias de cálculo mental;

– Estimativa.

 

Ciências

– Fases da vida do ser humano e as principais características de cada uma;

– Estágios de desenvolvimento de alguns seres vivos;

– Características fundamentais de um ecossistema;

– O papel dos seres vivos no ambiente;

– Noções sobre ciclos de vida;

– Relações entre os seres vivos;

– Usos do solo e da água pelo ser humano;

– Poluição ambiental;

– A interação dos seres vivos com a água, o ar e o solo;

 

Educação Artística

O nome na produção de arte geométrica

Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

– Expressão corporal,

– Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,

– Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos,

– Brincadeiras de roda e brincadeiras tradicionais,

– Iniciação aos jogos coletivos e individuais.

– Normas de convivência,

– Interação social,

– Jogos e atividades que desenvolvam as capacidades perceptivo-motoras.

 

4º ANO EF

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

Língua Portuguesa

Leitura e Compreensão:

– Poema;

– História em quadrinhos;

– Folheto;

– Resumo de livro;

– Conto;

– Anúncio classificado;

– E-mail;

– Carta pessoal;

Produção de texto:

– Produção livre;

– Produção de folheto;

– Produção de história em quadrinhos;

– Produção de carta;

– Criação de nota de enciclopédia;

– Produção de anúncios classificados;

Linguagem Oral:

– Registros formal e informal;

– Falas em situações variadas;

Aspectos gramaticais:

– Substantivo: número;

– Adjetivo: número;

– Substantivo: gênero;

Ortografia:

– Sistematização ortográfica:

– S com som de Z

– S com som de S

– Palavras terminadas com sílabas ESA,EZA, IZAR e ISAR

– Uso de: sela, cela, cozer, coser, serrar e cerrar

– Uso de: o mascote, a mascote, o musse, a musse, o magazine, a magazine, o eclipse, a eclipse

 

Inglês

Unidade introdutória: Welcome

 Apresentação dos personagens

 Revisar os meses do ano

 Pedir permissão

 Pronúncia: a / ai

 

Unit 1: “In the garden”

 Nomear os componentes do jardim.

 Identificar os pronomes.

 Apreciar as diferenças.

 Pronúncia: ee / ea

 

Ensino Religioso

– Orações: Pai – Nosso – Campanha da Fraternidade

– Hino do Colégio Franciscano Stella Maris

– Paz e Bem- Oração de São Francisco

– Unidade 1 – Somos pessoas

– Deus criou o mundo e as pessoas

– Todas as pessoas merecem respeito

– A força criadora da mulher

– Unidade 2 – Somos curiosos

– As pessoas buscam ser amigas de Deus

– Podemos refletir a presença de Deus no mundo

 

Geografia

– Ritmos da natureza no Brasil

– Brasil: uma natureza tropica

– Conhecendo o patrimônio ambiental brasileiro

– Localizando-se para não ficar perdido

– Em defesa da Amazônia brasileira

– Da produção ao consumo

– De onde vem a produção da riqueza brasileira?

 

História

– Cada povo tem sua história?

– Os nativos do Brasil

– Os povos africanos

– Os europeus

– Modo de viver

– Visitantes ou conquistadores?

– As alianças com os indígenas

– O choque cultural

 

Matemática

Números Naturais:

– Sistema de Numeração Decimal;

– Leitura e escrita de números de até 6 dígitos;

– Valor posicional dos algarismos;

– Comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem e grandeza;

– Composição e decomposição de números;

– Antecessor e sucessor;

– Sequências numéricas ascendentes e descendentes com intervalos variados;

– Organização do sistema de numeração decimal: classes e ordens, valor posicional;

– Arredondamentos;

Operações:

– Situações-problema: compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais;

Adições e subtrações.

 

Ciências

– Aspectos gerais sobre morfologia das plantas;

– Polinização e seus agentes;

– Dispersão de sementes;

– Noções de fotossíntese e de respiração das plantas;

– Reprodução sexuada e assexuada nos vegetais;

– Tropismos;

– Caracterização morfológica de alguns micro-organismos;

– Recursos tecnológicos para a visualização dos micro-organismos;

– Interação dos micro-organismos com o ser humano;

– Interferência dos micro-organismos no meio ambiente.

 

Educação Artística

O nome na produção de arte geométrica

Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

– Normas de convivência;

– Jogos atividades que desenvolvam as capacidades perceptivo-motoras;

– Expressão e percepção corporal;

– Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade;

– Utilização de diferentes materiais: bolas, bastões, arcos, colchões, cordas, petecas, discos para estimular o desenvolvimento da criança;

– Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos;

– Brincadeiras de roda;

– Expressão corporal;

– Jogos em pequenos grupos e coletivos;

– Iniciação aos jogos desportivos

 

5º ANO EF

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

Língua Portuguesa

Leitura e compreensão

– Poema

– Entrevista

– Biografia

– Reportagem

– Diário

– Conto

– Resumo de livro

Produção de texto

– Produção livre

– Produção de biografia

– Produção de entrevista

– Criação de reportagem

– Criação de página de diário

– Variedades regionais

– Falas em situações variadas

– Dramatização

Aspectos Gramaticais

– Pontuação/paragrafação/uso de letra maiúscula

– Pronome

– Pronomes pessoais retos e oblíquos

Ortografia

– Sistematização ortográfica: S/SS/C/Ç/Z

– C com som de S

– Uso de: trás, atrás e traz

– Uso de: sessão seção, cessão

 

Inglês

Unidade introdutória: Welcome back!

 Descrever pessoas fisicamente

 Fazer sugestões

 Pedir permissão

 Pronúncia: ow / ou

Unit 1: “Fun Sports”

 Nomear os diferentes tipos de esportes.

 Responder com afirmação ou negação.

 Pronúncia: oy / oi

Unit 2: “Around town”

 Nomear os estabelecimentos comerciais.

 Fornecer informações de localização

 Pronúncia: ur / ir

 

Ensino Religioso

– Orações: Pai – Nosso – Campanha da Fraternidade

– Hino do Colégio Franciscano Stella Maris

– Paz e Bem- Oração de São Francisco

– Unidade 1 – Somos pessoas

– Deus criou o mundo e as pessoas

– Todas as pessoas merecem respeito

– A força criadora da mulher

– Unidade 2 – Somos curiosos

– As pessoas buscam ser amigas de Deus

– Podemos refletir a presença de Deus no mundo

 

Geografia

– Espaço geográfico: o que é?

– Como os espaços geográficos são construídos?

– Trabalho e tecnologia no espaço de vivência;

– O processo histórico de construção do espaço geográfico

– Descobrindo Patrimônios da Humanidade;

– O que é lugar de produção?

– O que é indústria?

– A indústria modifica a paisagem;

 

História

-Brasil ou Brasis?

– Quem é o brasileiro?

– O que faz o brasileiro ser “brasileiro”?

– Como esses brasileiros convivem?

– Ficção ou realidade?

– Como eram as relações entre Brasil e Portugal;

– As primeiras reações na colônia

– As conjurações coloniais

– A ruptura política de Portugal

 

Matemática

-Números naturais: quantidade e código numérico

Sistema de Numeração Decimal:

Leitura e escrita de números de até 10 dígitos

Valor relativo dos algarismos

Comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem de grandeza

Composição e decomposição de números

Antecessor e sucessor

Sequências numéricas ascendentes e descendentes com intervalos variados

– Organização do sistema de numeração decimal: classes e ordens, valor posicional

– Arredondamentos

– Representação fracionária e representação decimal

– Números racionais na reta numérica

– Compa ração e ordenação de números racionais de uso frequente, na representação fracionária;

– Fração de um número

– Representação decimal das frações

– O conceito de equivalência

– Situações-problema compreendendo diferentes significados das 4 operações fundamentais envolvendo números naturais

– Adições e subtrações com números naturais de até 6 dígitos

– Algoritmos convencionais da multiplicação e da divisão

 

Ciências

– Como surgiu o Universo?

– Gravidade: a atração dos corpos;

– Um universo de muitos astros;

– O Sistema Solar;

– Existe vida fora da Terra?

– Teorias sobre a origem da vida na Terra;

– Como os seres vivos ocuparam os mais diferentes ambientes terrestres;

– Noções sobre a evolução dos seres vivos;

 

Educação Artística

O nome na produção de arte geométrica

Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

Coordenação motora global e fina, coordenação visio motora, orientações de higiene, iniciação esportiva (handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez, tênis de mesa).