comunicado

Conteudos Programáticos Bimestrais 6º ao 9º ano EF 2018

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 6º ANO REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

 

Língua Portuguesa

Meu universo, minhas linguagens:

– Gêneros textuais;

– Linguagem e língua;

– Linguagem verbal, linguagem não verbal e língua;

– Onomatopeia;

Minha língua é múltipla:

– Gêneros textuais;

– Variedades linguísticas;

– Oralidade e escrita;

– Oralidade: causo.

 

Inglês

– Ortografia das palavras do repertório ensinado;

– Pronúncia adequada das palavras do repertório ensinado;

– Unidades 1 e 2 do livro didático Uncover 1:

Vocabulário: Objetos escolares, cores, instruções, itens pessoais, países, nacionalidades, línguas.

Gramática: Simple Present of be, subject pronouns, Imperatives, Possessive adjectives e pronouns, Question words

– Leitura do livro paradidático “Twenty Thousand Leagues Under the Sea” by Julio Verne;

– Identificação de informações solicitadas no livro;

– Escrita de frases simples (sujeito, verbo, complemento) e textos curtos.

 

Ensino Religioso

– Conhecer a experiência cristã de Deus;

– Compreender o sentido da fé em Deus;

– Perceber a proximidade entre experiência familiar e experiência religiosa.

– Valorizar a própria família: pai, mãe, irmãos;

– Refletir sobre os valores da família;

– Compreender a complexidade da vida em família;

– Superar conflitos familiares;

– Iniciar-se na arte do diálogo;

– Compreender o contexto pluralista em que vivemos;

– Refletir sobre os valores fundamentais da convivência;

– Perceber a importância da acolhida e do perdão;

– Valorizar o espaço e o tempo da vida em família.

 

Geografia

– O homem e a construção do espaço geográfico;

– A organização do espaço rural;

– A organização do espaço urbano;

 

História

– Tecnologia e técnica são a mesma coisa?

– Com pedra, pau e fogo: técnicas para dominar a natureza;

– De caçadores e coletores a criadores e agricultores;

– Das representações rupestres à escrita;

– Como o ser humano lida com o sobrenatural

– Só o ser humano tem religião: as primeiras manifestações religiosas

– A marcação e a contagem do tempo;

– O povoamento inicial das terras brasileiras;

– Os caçadores e os coletores;

– Os agricultores e os ceramistas.

 

Matemática

– Fatores e divisores de um número natural;

– Números primos e números compostos;

– Decomposição de um número natural em fatores primos;

– Determinação dos divisores naturais de um número natural;

– Múltiplos de um número natural;

– Critérios de divisibilidade;

– Máximo divisor comum (mdc);

– Números primos entre si;

– Mínimo múltiplo comum (mmc);

– Análise de informações representadas em gráficos e tabelas;

– Números naturais;

– Números decimais;

– Ideias associadas à direção e à subtração de números naturais e decimais;

– Propriedades;

– Ideias associadas à multiplicação e à divisão de números naturais e decimais;

– Propriedades;

– Expressões numéricas com as quatro operações;

– Potenciação de números naturais;

– Algumas propriedades da potenciação;

– Radiciação de números;

– Expressões numéricas envolvendo potenciação e radiciação.

 

Ciências

– A ciência e o Universo;

– Modelos do nosso Universo;

– A Terra;

– Um problema sobre o nosso planeta;

– A Terra é redonda

– A força que mantém a Lua e tudo o que conhecemos presos à Terra

– A força gravitacional

– Movimentos da Terra;

– Duas questões intrigantes;

– Movimentos da Lua;

– As fases da Lua;

– As marés;

– O ar e suas propriedades;

– O ar exerce pressão;

– Hidrosfera;

– Por dentro da Terra;

– Biosfera

– A integração dos sistemas terrestres;

– Como os seres vivos modificam o meio ambiente;

– O ciclo da água;

– A formação dos solos.

 

Educação Artística

O nome na produção de arte geométrica

Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

Coordenação motora global e fina, coordenação visio motora, orientações de higiene, iniciação esportiva (handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez, tênis de mesa posicionamento ofensivo e defensivo nas diferentes modalidades esportivas).

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 7º ANO REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

 

Língua Portuguesa

– Gêneros textuais;

– Leitura e produção de sentido;

– Multimodalidade;

– Interjeição;

– Sistematização do gênero biografia;

– Verbo (noções gerais)

– Verbo formas nominais, estrutura, tempos do modo indicativo, conjugação verbal

– Tópico de ortografia: grafia de formas verbais em –ão / -m

 

Inglês

 

Ensino Religioso

– Perceber a proximidade entre experiência familiar e religiosa;

– Experimentar a proximidade amorosa de Deus conosco;

– Perceber a família como parte integrante do projeto de Deus;

– Valorizar a própria família: pai, mãe, irmãos, avós;

– Despertar para a dignidade humana e a igualdade de direitos e deveres;

– Compreender a complexidade e o desafio da vida em família;

– Perceber a importância do perdão na vida humana;

– Ser solidário e compreensivo com os desafios familiares;

– Reconhecer a diversidade de modelos familiares;

– Superar preconceitos e conflitos quanto ao contexto familiar atual;

– Acolher situações específicas da realidade familiar;

– Perceber a adolescência como uma fase de transição na vida;

– Perceber a necessidade do respeito à autoridade dos pais;

– Desertar para a necessidade do diálogo e da participação;

– Conhecer o processo de amadurecimento humano;

– Compreender os desafios do adolescer e ser livre e responsável;

– Perceber-se e assumir-se como sujeito livre e responsável.

 

Geografia

– Brasil: localização geográfica;

– A organização do território nacional;

– O povo brasileiro;

 

História

– O ser humano e o tempo do trabalho;

– Da dominação pela terra à força do capital;

– Relações de trabalho: servidão e assalariamento;

– O poder da imagem: da religiosidade medieval ao mundo da propaganda;

– Esse tal ”mercado” e o valor das coisas;

– Revoluções comerciais: mercado local e mercado global;

– Mercadores, banqueiros e burgueses: o mundo dos negócios ontem e hoje;

– A tecnologia das navegações: mares e “infomares”

– Representações europeias do mundo: medo, realidade e fantasia.

 

Matemática

– Proporcionalidade;

– Razão;

– Razões especiais;

– Proporção;

– Porcentagem;

– Médias;

– A necessidade dos números negativos;

– O conjunto dos números inteiros;

– Representação geométrica do conjunto dos números inteiros;

– Subconjuntos especiais do conjunto dos números inteiros;

– Módulo ou valor absoluto de um número inteiro;

– Simetria;

– Comparação de números inteiros;

– Operações com números inteiros;

 

Ciências

– Darwin

– Competição;

– Seleção natural;

– Especiação;

– Os reinos dos seres vivos;

– Auto-organização dos seres vivos

– Auto-organização celular

– A vida no planeta Terra;

– A origem da vida

– Processos de validação de uma teoria científica;

-A classificação dos seres vivos, reinos dos seres vivos e suas subdivisões

 

Educação Artística

– O nome na produção de arte geométrica

– Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

– Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

– Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

– O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

– A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

Coordenação motora global e fina, coordenação visio motora, orientações de higiene, iniciação esportiva (handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez, tênis de mesa posicionamento ofensivo e defensivo nas diferentes modalidades esportivas).

 

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 8º ANO REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

 

Língua Portuguesa

– Gêneros textuais;

– Parágrafo;

– Coesão textual;

– Coesão referencial;

– Frase, oração, período;

– Sujeito e predicado;

– Tipos de sujeito;

– Tipos de predicado;

– Pontuação;

– Tópico de ortografia: abreviaturas

– Sistematização do gênero memórias;

– Predicado nominal;

– Predicativo do sujeito;

– Sistematização do gênero autobiografia

– Predicado verbal;

– Transitividade verbal;

– Objeto direto;

– Objeto indireto

 

Inglês

– Ortografia das palavras do repertório ensinado;

– Pronúncia adequada das palavras do repertório ensinado;

– Unidades 1 e 2 do livro didático Uncover 3:

Vocabulário: Necessidades básicas, climas extremos, Vocabulário sobre prioridades e emoções.

Gramática: Revisão Simple Present e Present Continuous, Revisão Simple Past e Past Continuous. Uso da expressão used to.

– Leitura do livro paradidático “Alice in Wonderland” by Lewis Carrol.

 

Ensino Religioso

– Pai e mãe, para quê?

– A família de Jesus;

– Quero colo? Maturidade e criancice

 

Geografia

– A Geografia e a compreensão do espaço mundial;

– Representação e regionalização do espaço mundial;

– As regionalizações do território americano

 

História

– Cidadania e política: o exercício de todo o dia;

– Direitos e deveres hoje: o que são?

– Direitos naturais: de onde vem essa história?

– Inglaterra no século XVII: Começo de uma nova era?

– Liberdade e igualdade: ideias de ontem e de hoje;

– Iluminismo e noções de liberdade;

– Uma revolução contra o absolutismo ou contra a miséria?

– A reinvenção da cidadania: novo conceito para um novo tempo

– Da intenção ao gesto, liberdade e terror;

– Em nome da liberdade e da igualdade, mais uma vez;

– Napoleão, o imperador que virou mito;

– Mudanças e manutenção na ordem: a contrarrevolução e as revoluções liberais;

– Socialismos: entre a teoria e a prática, de Marx ao movimento operário.

 

Matemática

– A reta e suas partes;

– Distância entre os dois pontos e medida de um segmento de reta;

– Segmentos congruentes e ponto médio de um segmento

– Posições relativas de duas retas de um plano;

– Distância entre um ponto e uma reta;

– Distância entre duas retas paralelas;

– Mediatriz de um segmento;

– Ângulos;

– Bissetriz de um ângulo;

– Operações com medidas de ângulos;

– Ângulos complementares e ângulos suplementares;

– Ângulos opostos pelo vértice;

– Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal;

– Retas paralelas, paralelogramos e trapézios;

– Ângulos e triângulos

– Relações entre os ângulos de um triângulo;

– Relações entre os ângulos e os lados de um triângulo

 

Biologia

– As diferentes dimensões do ser humano;

– As origens biológicas do ser humano;

– O ser humano – uma abordagem filogenética;

– Paleontologia e a genética em parceria;

– Um ancestral comum entre chimpanzés, bonobos e humanos;

– O indivíduo e a construção de realidade;

– Indivíduo – Biologia e cultura

– A integração do ser humano com o meio;

– Os sentidos;

– Ossos e músculos;

– O fechamento operacional do sistema nervoso;

– As emoções e as ações;

 

Educação Artística

– O nome na produção de arte geométrica

– Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

– Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

– Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

– O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

– A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

– Alongamento e Flexibilidade

– Aquecimento (específico e recreativo)

– Condicionamento Físico

– Voleibol: fundamentos, tática e técnica.

– Handebol: fundamentos, tática e técnica.

– Futsal: fundamentos, tática e técnica.

– Basquetebol: fundamentos, tática e técnica.

– Jogos pré – desportivos

– Jogos de recreação e integração

– Dinâmica esportiva – Em que o aluno compartilha seus dons esportivos com o restante do grupo

– Atletismo

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 9º ANO REFERENTES AO 1º BIMESTRE / 2018

   

Língua Portuguesa

– Gêneros textuais;

– Variedades linguísticas;

– A língua portuguesa no mundo;

– Oralidade: anedota;

– Intertextualidade;

– Sistematização do gênero e-mail;

– Período simples;

 

Inglês

– Ortografia das palavras do repertório ensinado;

– Pronúncia adequada das palavras do repertório ensinado;

– Unidades 1 e 2 do livro didático Uncover 4:

Vocabulário: Media, time expressions, qualidades pessoais e phrasal verbs (making progress).

Gramática: Revisão tempos verbais no passado, used to, would, Present Perfect e Past Perfect; Present Perfect Continuous, Past Perfect Continuous

Leitura do livro paradidático: “A Midsummer Night’s Dream” by William Shakespeare

 

Ensino Religioso

– Compreender o espaço e o tempo familiar;

– Perceber o papel da família em nossa vida;

– Valorizar a própria família em nossa vida;

– Ressignificar a própria experiência familiar;

– Conhecer a experiência cristã de Deus;

– Perceber a proximidade entre experiência familiar, adolescer e experiência religiosa;

– Compreender o sentido da fé em Deus

– Desenvolver a espiritualidade;

– Conhecer e experimentar o sentido da oração

– Compreender a complexidade e os desafios da vida em família;

– A prender a lidar e a superar conflitos familiares;

– Perceber a necessidade do perdão: perdoar os outros e a si mesmo;

– Refletir sobre os grandes desafios atuais da família: pais separados, mãe solteira, perdas, brigas, dentre outros;

– Aprender a ser solidário com os colegas e amigos com dificuldades familiares;

– Perceber a relação entre problemas familiares e iniciação no mundo das drogas;

 

Geografia

População Mundial

– Evolução da população mundial;

– Os fluxos populacionais no mundo;

Geopolítica e Economia Mundial;

– Do mundo bipolar à Nova Ordem Mundial;

 

História

– Progresso e prosperidade;

– A cultura da prosperidade na Europa;

– Disputas, armas e nacionalismos: a Europa a caminho da guerra;

– As ilusões desfeitas no palco da guerra;

– A imposição da paz e o pós-guerra;

– Revolução: na teoria e na prática;

– A Rússia czarista: entre a miséria social e a prosperidade do capital;

– Da guerra externa à guerra civil;

– Os arranjos de um sistema em implantação;

– Em nome do progresso;

– Do império À República: mudar para permanecer;

– Em nome do progresso: as primeiras realizações da República brasileira;

– É do município e do estado que se governa a República: a força dos coronéis;

– A força e o poder do café na Primeira República;

– A República dos excluídos;

 

Matemática

– Segmentos proporcionais;

– Teorema de Tales e suas aplicações;

– Polígonos semelhantes;

– Triângulos semelhantes;

– Potências;

– Propriedades das potências;

– Notação científica;

– Raízes;

– Radicais;

– Operações com radicais;

– Racionalização de denominadores;

 

Ciências

– O homem e a Ciência

– Evoluções e revoluções;

– Astronomia;

– O movimento;

– A mecânica de Newton;

– A Química e a sociedade;

– Modelos de partículas;

– A especificidade das partículas- os átomos;

– As ligações entre os átomos;

– Reações químicas.

 

Educação Artística

– O nome na produção de arte geométrica

– Construção em tridimensional da forma do coração. Tema relacionado ao Projeto Educativo

– Criação a partir das sombras (silhuetas): relacionado ao cartaz do tema integrador 2018

– Desenho das mãos e pintura arte africana: construção final coletiva de painel

– O ponto de fuga: criação de exercícios em desenho a partir do conceito matemático

– A matemática de Fibonacci e a Arte na natureza

 

Educação Física

– Alongamento e Flexibilidade

– Aquecimento (específico e recreativo)

– Condicionamento Físico

– Voleibol: fundamentos, tática e técnica.

– Handebol: fundamentos, tática e técnica.

– Futsal: fundamentos, tática e técnica.

– Basquetebol: fundamentos, tática e técnica.

– Jogos pré – desportivos

– Jogos de recreação e integração

– Dinâmica esportiva – Onde o aluo compartilha seus dons esportivos com o restante do grupo

– Atletismo