comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais Infantil e 1º ano EF 2018

 

Conteúdo Programático 2º bimestre 2018 

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2018

Projetos interdisciplinares e eventos

 

Tema Integrador: Fraternidade e cultura da Paz

Projeto Ciranda da Leitura

 

Estágio I

Escuta, fala, pensamento e imaginação

 

Linguagem oral e escrita

 

  • Contos de fadas e histórias infantis.
  • Diversidade de gêneros literários e não literários.
  • Conto e reconto de histórias.
  • Reconhecimento de personagens e cenários.
  • Identificação coletiva de regras para jogos e brincadeiras.
  • Expressão por meio da linguagem escrita.
  • Argumentação de pontos de vista.
  • Interpretação oral de textos.
  • Textos visuais – apreciação da Arte como forma de expressão.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz!
  • Informática – uso do notebook/tablet.
  • Livro Paradidático: Palavra Cantada – Cantigas de Roda.

 

 

 

O eu, o outro e o nós

 

Ensino Religioso

  • Oração espontânea e diária (Santo Anjo, Ave Maria e Pai Nosso).
  • Celebrações do bimestre.
  • Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz!
  • Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.
  • Conhecendo o outro.
  • O que posso sozinho?
  • Somos amigos.
  • Os amigos de Jesus.
  • Valores trabalhados no bimestre: Respeito às diferenças, Fraternidade, Cordialidade, Solidariedade.

 

Natureza e Sociedade

  • A escola.
  • Respeito à diversidade – Cultura indígena e afro.
  • Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
  • Vida no mar – Confecção de Portfólio.
  • A criança e a Arte.
  • Meio Ambiente / Biomas – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

 

 

 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

 

Matemática

 

Números e operações

  • Numerais – até 10 – ordenação numérica e associação número x quantidade.
  • Relação de pertinência.
  • Números móveis.
  • Jogos de treinamento.
  • Oficina de Jogos Matemáticos – Produção de material com reciclagem – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz!

 

 

 

Espaço e forma

  • Noções e conceitos – perto/ longe, em cima/embaixo, dentro/fora,

aberto/fechado, grosso/fino, alto/baixo.

  • Descrição de objetos – cor, forma, espessura e tamanho.
  • Sequência temporal e espacial.
  • Formas geométricas – círculo, quadrado e triângulo.
  • Cores primárias e secundárias.

 

Grandezas e medidas

  • Noção de volume.
  • Noção de tempo.

 

Tratamento da informação

  • Leitura de tabelas e gráficos simples.
  • Organização de dados em tabelas.

 

 

 

Traços, sons, cores e formas

 

 

Artes Visuais

  • Desenho com diferentes materiais gráficos: lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor e outros.
  • Pintura com guache, plasticor, tinta de papel crepom, cola glitter e outros, utilizando diferentes suportes.
  • Explorando diferentes texturas: lixa, tecidos diversos, superfícies de papéis e outros.
  • Apreciação e respeito pelo trabalho dos colegas.
  • Cuidado com o próprio material e o material de uso coletivo.
  • Limpeza e organização dos espaços.
  • Cores primárias.
  • Biografia, apreciação e releitura de obras de diferentes artistas plásticos.
  • Diversidade de produções artísticas: Colagem, fotografia, escultura, pinturas e outras.
  • Criação bidimensional e tridimensional com material alternativo – sucata.

 

 

Corpo, gestos e movimentos

 

Música

  • Canções juninas.
  • Brincadeiras de regente.
  • Cantigas populares.
  • Brincadeiras corporais .
  • Brincadeiras cumulativas.
  • Exploração de instrumentos de percussão miúda.
  • Conhecimento de novos instrumentos.
  • Brincadeiras gestuais.
  • Histórias cantadas e contadas.
  • Danças coletivas.

 

Educação Física/Movimento

  • Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando na planta dos pés com e sem ajuda.
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
  • Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.

 

      Identidade e autonomia

  • Individualidade e diversidade.
  • Atitudes e valores.
  • Autoestima e respeito ao outro.
  • Meu nome e minha história.
  • Música, história e poesia na construção da identidade.

 

 

 

 

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2018

Projetos interdisciplinares e eventos

 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

Projeto Ciranda da Leitura

 

Estágio II

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Linguagem oral e escrita

  • Roda de Conversa e Hora da Novidade.
  • Jogo simbólico – Faz de conta.
  • Composição de cenas e histórias conhecidas.
  • Som da letra inicial e final de objetos – Despertando a consciência fonológica.
  • Escrita espontânea.
  • Descrição de gravuras, fatos, cenas e objetos.
  • Descrição de pequenos trajetos e percursos.
  • Cantinho da leitura – Apresentação de diferentes portadores de texto e tipologias textuais variadas.
  • Sequência temporal de histórias.
  • Leitura, interpretação e dramatização de histórias.
  • Leitura imagética.
  • Livros paradidáticos alusivos aos temas trabalhados.
  • Biblioteca – visita quinzenal – Projeto Ciranda da Leitura.
  • Informática – recurso pedagógico para o processo de letramento – uso do tablet/notebook.
  • Produção coletiva e individual de textos.
  • Dinâmicas e atividades interdisciplinares para desenvolvimento de valores – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz
  • Construção de listas de palavras.
  • Reconto oral.
  • Execução de receitas – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz
  • Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Os direitos das crianças, segundo Ruth Rocha, de Ruth Rocha.

 

O eu, o outro e o nós

Ensino Religioso

  • Orações diárias e momentos de reflexão.
  • Atividades relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Salmos das crianças.
  • Histórias Bíblicas.
  • Santos Juninos.
  • Valores trabalhados no bimestre: Amizade, Companheirismo, Honestidade e Misericórdia.

 

Natureza e Sociedade

  • Cuidados pessoais / Meu corpo – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Brincadeiras de todos os tempos.
  • Meio Ambiente e preservação – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Diferentes paisagens.
  • Sociedade, ética e cidadania.
  • Os alimentos.
  • Execução de receitas saudáveis com aproveitamento de alimentos.
  • Experiências científicas – o despertar do espírito investigativo e da curiosidade científica.
  • Elementos da Natureza – plantas e animais –Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Minha casa.
  • Iniciação ao estudo sobre Alfabetização Cartográfica.
  • Modo de ser, viver e trabalhar.

 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

 

Matemática

 

Números e operações

 

  • Numerais até 15 – Relação número X quantidade.
  • Noções de adicionar (juntar) e subtrair (retirar de um todo).
  • Jogos de estratégia e treinamento – memória, dados, dominó, bingo, boliche e outros.
  • Relação biunívoca – um a um.
  • Conservação de quantidade.
  • Minhas coleções.

 

Espaço e forma

 

  • Conceitos: dentro/fora; em cima/embaixo.
  • Cores primárias e secundárias.
  • Figuras planas – quadrado, triângulo, círculo e retângulo.
  • Figuras espaciais – sólidos geométricos.
  • Sequência lógica, seriação e classificação de cores e formas.
  • Figura – fundo.
  • Localização espacial.
  • Construção de maquete – iniciação à alfabetização cartográfica.

 

Grandezas e medidas

 

  • Seriação e classificação de blocos lógicos (cor, tamanho, espessura e forma).
  • Execução de receitas – massa e volume.
  • Estruturação do conceito de tempo.
  • Comparação de quantidades.

 

 

 

Tratamento da informação

 

  • Leitura de tabelas.
  • Gráfico de barras simples.
  • Leitura de calendário e outras formas de marcação do tempo.
  • Registro e jogos e brincadeiras por meio de desenhos.

 

Traços, sons, cores e formas

Artes Visuais

  • Uso de diferentes materiais e suportes para o fazer artístico.
  • Desenho livre e dirigido (registro pictórico de histórias, jogos e/ou sequências didáticas).
  • Oficina de dobraduras.
  • Confecção de trabalhos bidimensionais e tridimensionais utilizando sucata.
  • Recorte a dedo e com tesoura.
  • Atividades utilizando formas geométricas (colagem, desenho e recorte).
  • Autorretrato – avanços no registro da figura humana.
  • Atitudes de cuidado, zelo e organização com os espaços e materiais de uso individual e coletivo.
  • Respeito e apreciação pela produção do outro – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz
  • Apreciação e releitura de obras de arte de diferentes artistas plásticos.

 

 

Corpo, gestos e movimentos

 

Música

  • Canções juninas.
  • Jogos de mãos.
  • Brincadeiras corporais.
  • Exploração de instrumentos de percussão miúda.
  • Cantigas de roda.
  • Conhecimento de novos instrumentos.
  • Estímulo à percepção corporal.
  • Relaxamento e estiramento.
  • Danças coletivas.
  • Apreciação musical.

 

Educação Física/Movimento

  • Reconhecimento progressivo de elementos e seguimentos do próprio corpo, por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
  • Desenvolvimento da dominância corporal.
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
  • Cantigas e brincadeiras de roda.
  • Higiene pessoal e consciência ambiental – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

 

Identidade e autonomia

 

  • Participação em jogos e brincadeiras – interação e compreensão das regras de convívio social – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida!
  • Expressão de desejos e vontades ou desagrados – Saber Conviver .
  • Uso dos sanitários com autonomia.
  • Eu e o outro.

 

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2018

 

Projetos interdisciplinares e eventos

 

 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

Projeto Ciranda de Leitura

 

Estágio III

 

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

 

Linguagem oral e escrita   

 

 

  • Roda de conversa – Participação em situações de interlocução.
  • Atividades com rótulos – letra inicial, final, leitura imagética.
  • Alfabeto – associação fonográfica e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • Alfabeto móvel – formação de palavras, objetivando avanços linguísticos.
  • Jogos: Bingo fonético, Seu mestre mandou, Trilha dos fonemas.
  • Rimas e aliterações.
  • Escrita espontânea – registros das hipóteses de alfabetização.
  • Produção coletiva de texto.
  • Texto instrucional (receita culinária e manual de jogos).
  • Gêneros literários diversificados, destacando os contos de fadas e suas especificidades.
  • Leitura e interpretação de imagens.
  • Narração e reconto de histórias, fatos e notícias, desenvolvendo coerência e coesão.
  • Cantinho da Leitura – Leitura diária pela professora e ou/alunos.
  • Festa Folclórica – tradição e cultura popular .
  • Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Almanaque – Ruth Rocha
  • Biblioteca – visita quinzenal.
  • Informática – uso do notebook/tablet.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz .

 

 

 

Inglês

 

Unit 2: “The honey game”

 

  • Identificar os brinquedos do parque
  • Diferenciar para cima # para baixo
  • Revisão dos numerais 1 a 4

 

 

 

Unit 3: “I´m Hurt”

 

  • Identificar as partes do corpo
  • Relacionar quantidades
  • Diferenciar limpo # sujo

 

 

O eu, o outro e o nós

 

Ensino Religioso

 

  • Orações diárias e momentos de reflexão e reverência.
  • Construção de valores: coletividade e solidariedade.
  • Conhecendo a Bíblia Sagrada.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Celebrações: Festa da Família, Festa Folclórica.         
  • Valores trabalhados no bimestre: Família, Amizade e Cuidado.
  • Descobertas: O mundo é mais que minha casa.
  • Vida na Escola:
  • Descobertas: o mundo é mais…
  • A escola: medo e encantamento.
  • Conviver, tá combinado?
  • Fazendo amigos como Jesus fez.
  • O que é ser amigo?
  • Os amigos de Jesus.
  • A amizade nos torna melhores e felizes.

 

 

 

Natureza e Sociedade

 

 

  • Corpo e identidade: Sons e possibilidades do corpo.
  • Seres vivos e ambiente: Trajetos e percursos, noções cartográficas, representação do espaço.
  • Organizações dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar: Somos diferentes, mas somos iguais – Diversidade étnica, social e cultural.
  • Grupo familiar.
  • Sabedoria popular (ditados populares e seus significados) – manifestações folclóricas.
  • Água – continuidade e aprofundamento – Aparência, sons, solubilidade, estados.
  • Meios de transporte.
  • Atividades de culinária – aproveitamento alimentar e alimentação saudável.
  • Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz – Manifestações artísticas e culturais de diferentes povos.
  • Cantigas e brincadeiras populares.
  • Objetos e brinquedos do universo infantil.
  • Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Almanaque – Ruth Rocha
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz .
  • Festa Folclórica e Festa da Família.

 

 

 

 

 

 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

 

Matemática

 

Números e operações

 

  • Relação número X quantidade até 20 – notação numérica e escrita numérica.
  • Sequência numérica até 20.
  • Relação de pertinência –  conjuntos.
  • Registro gráfico dos numerais de forma não convencional e convencional.
  • Jogos de estratégia e de treinamento – Trilha, bingo dos números, dominó, memória, entre outros.
  • Resolução de problemas – cálculos mentais simples.
  • Solução de situações-problema.
  • Seriação, seleção e classificação – segundo regra ou critério próprio e/ou estabelecido.
  • Contagem – por meio de jogos, figuras, objetos, letras do nome.
  • Símbolos que representam quantidades.

 

 

Espaço e forma

 

  • Blocos lógicos – figuras planas.
  • Sequência e seriação de formas geométricas.
  • Classificação – embalagens, figuras, blocos lógicos.
  • Cores primárias, secundárias e terciárias.
  • Figura-fundo.

 

 

Grandezas e medidas

 

  • Pesos e medidas.
  • Noção de tempo – uso do calendário e do relógio.
  • Noção de comprimento, medida, peso e volume.
  • Identificação de códigos e símbolos.
  • Identificação de posição de objeto.

 

 

Tratamento da informação

 

  • Leitura e elaboração de gráficos de barra e tabelas.

 

 

 

 

Traços, sons, cores e formas

 

Artes Visuais

 

  • Uso de diferentes materiais e suportes para o fazer artístico.
  • Modelagem com massinha.
  • Cores primárias, secundárias e terciárias.
  • Recorte – aperfeiçoando o uso e manuseio da tesoura.
  • Valorização de suas produções e de seus colegas Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Apreciação e leitura de obras de arte, conhecendo alguns artistas plásticos e as especificidades de suas obras.
  • Oficina de Dobraduras.
  • Produção de trabalhos individuais e em grupo.
  • Organização e cuidado com o material de uso coletivo e individual – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz .
  • Produção de atividades relacionadas ao Dia das Mães e Festa Folclórica.
  • Criação de trabalhos bidimensionais e tridimensionais utilizando material alternativo/sucata.
  • Desenho – figuração humana e de observação.

 

 

 

 

 

 

Corpo, gestos e movimentos

 

Música

 

  • Canções Juninas.
  • Conhecimento de novos instrumentos.
  • Danças coletivas.
  • Atividades de relaxamento.
  • Jogos de imitação com percussão corporal.
  • Jogos de imitação com instrumentos de percussão.
  • Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção sonora).
  • Criação musical.
  • Improvisação.

 

 

Educação Física / Movimento

 

  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo.
  • Controlar gradativamente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
  • Valorizar as suas conquistas corporais.
  • Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

 

 

 

 

Identidade e Autonomia

 

  • Noções de tempo – ontem, hoje, amanhã.
  • Manutenção dos hábitos de higiene – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Diferentes pontos de vista.
  • Elaboração de perguntas e respostas.
  • Argumentação de pontos de vista.
  • Responsabilidade – Direitos e deveres.
  • Manifestação de desejos e sentimentos em situações cotidianas.
  • Minha rotina.
  • Noções de tempo – ontem, hoje e amanhã.

Solução de pequenos problemas cotidianos de forma pacífica – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

  • Participação em brincadeiras e tarefas cotidianas que envolvam cooperação e solidariedade.
  • Valorização da limpeza do ambiente e aparência pessoal
  • Respeito e compreensão de regras e limites estabelecidos.
  • Desenvolvimento da autonomia e confiança em suas capacidades Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Respeito à diversidade e características pessoais – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

 

 

 

 

 

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2018

Projetos interdisciplinares e eventos

 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

Projeto Ciranda da Leitura

 

1º ano

 

Linguagens

Língua Portuguesa

  • Roda de Conversa – uso da linguagem oral, em atividades de intercâmbio social e cultural, para brincar, conversar, comunicar, expressar e partilhar conhecimentos, opiniões, ideias e sentimentos.
  • Conhecimento de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, canções, quadrinhas, visando o resgate da cultura popular – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Leitura diária realizada pela professora e/ou alunos, valorizando a literatura como fonte de prazer, conhecimento e entretenimento – Projeto Ciranda da Leitura.
  • Projeto Ciranda da Leitura – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Meio Ambiente – Uma introdução para crianças. Michael Driscoll e Dennis Driscoll.
  • Gêneros discursivos orais e escritos.
  • Visita quinzenal à Biblioteca – Projeto Ciranda da Leitura.
  • Autocorreção de textos.
  • Textos visuais – apreciação e releitura de obras de arte.
  • Escrita espontânea de palavras, frases e textos – processo de letramento e alfabetização.
  • Interpretação oral de textos.
  • Atividades para formação de Valores – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Uso do recurso da informática (notebook/tablet) como suporte para o processo de Letramento e a Alfabetização.
  • Reflexão acerca do sistema ortográfico – regularidade linguística.
  • Uso do alfabetário e silabário para formação de palavras.
  • Separação oral de sílabas.
  • Rima e aliteração.
  • Uso da letra cursiva.
  • Atividade diagnóstica mensal – Sondagem.
  • Uso da Lousa Digital – Pesquisas interdisciplinares.
  • Festa Folclórica – Manifestação cultural do povo brasileiro – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

 

Arte

 

  • Pinturas, desenhos, colagens, fotos e construções, utilizando diferentes materiais e suportes.
  • Textos visuais e registro pictórico das produções artísticas.
  • Respeito e cuidado para com os trabalhos individuais e coletivos, bem como com os espaços.
  • Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre pontos, linhas, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
  • Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) em diferentes tempos da história – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Contato com obras e biografia de diferentes artistas nacionais e internacionais.
  • Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade.
  • Festa folclórica – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Uso da régua para composição de cenas.
  • Produção de releituras e apreciação de obras de arte.
  • Composições de cenas, paisagens, figuras humanas, entre outros com materiais reaproveitáveis: Oficina da Criação- Fraternidade e Cultura da Paz.

 

Inglês

 

Unit 2: “The Brown Mouse”

  • Partes da casa
  • Conceitos de aberto # fechado
  • Numerais de 1 a 6

 

Unit 3: “Where is Greenman?”

  • Lugares da cidade
  • Conceito de perto # longe
  • Número x quantidade

 

Música

 

  • Canções juninas.
  • Pulsação.
  • Apreciação musical.
  • Repertório cantado.
  • Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção).
  • Cirandas (dança e ritmo).
  • Brincadeiras rítmicas de movimento.
  • Atividades de relaxamento.
  • Criação musical.
  • Improvisação.
  • Instrumentos não convencionais (copos).

 

Educação Física

  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo.
  • Controlar gradativamente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
  • Valorização das suas conquistas corporais.
  • Movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
  • Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos.
  • Demonstrar atitudes de respeito e cuidado para consigo, com o outro e o ambiente – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Atividades articuladas ao Livro de Alfabetização Matemática da RCE.

 

 

Ensino Religioso

 

  • Orações diárias e momentos de reflexão e reverência.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Economia solidária e aproveitamento alimentar – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Valores privilegiados no bimestre: Cortesia, Ternura, Partilha, Sabedoria, Paz e Fraternidade.
  • Festa da Família – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Minha família me dá a vida.
  • Nascemos numa família que nos ama e nos transmite traços que nos identificam como parte dela.
  • José e Maria e o nascimento de Jesus.
  • Diferentes famílias e maneiras de comemorar o nascimento do bebê.
  • Jesus e sua família.
  • Ritos do nascimento em diferentes culturas.
  • A família é fonte de vida e o amor é o mais importante.
  • Todos nós precisamos de cuidados e todos nós podemos cuidar de alguém.
  • O pastor e suas ovelhas: Deus se preocupa conosco, nos ama e cuida de nós.
  • Nossa relação com Deus, a oração em diferentes religiões.
  • Pessoas que se destacaram no cuidado com outras pessoas.
  • Os amigos de Jesus – Santos Juninos.
  • Aprendendo a ler histórias que Jesus contou.
  • As parábolas que Jesus contou.
  • Aprender a ser e a conviver: direitos e deveres.
  • O livro das Virtudes para Crianças.
  • Bíblia, um livro diferente.

 

 

 

 

Matemática

 

Números e operações

  • Sequência numérica até 50.
  • Números antecessores e sucessores até 50.
  • Diferentes tipos de números.
  • Números e criação.
  • Composição de números.
  • Os números e suas representações.
  • Jogos com números.
  • Valor posicional dos algarismos.
  • Os registros matemáticos: formas de expressar o pensamento.
  • Desafios com números.
  • Operações com registro matemático.
  • Comparação de quantidades.
  • Complementação de quantidades.
  • Valor social dos números.
  • Resolução de problemas envolvendo adições e subtrações como cálculo mental.

 

Espaço e forma

  • Discriminação visual.
  • Percepção de posição.
  • Constância de tamanho e forma.
  • A geometria na composição dos ambientes.
  • Sólidos geométricos.
  • Geometria e criação.
  • Simetria e Assimetria.
  • Identificação e representação de figuras planas.
  • Composição de figuras planas.

 

Grandezas e medidas

  • Instrumentos de medida.
  • Medição direta e indireta.
  • Vocabulário específico para as medidas de comprimento.
  • Medidas: massa e capacidade.

 

 

Tratamento da Informação

  • Leitura de gráficos e tabelas.
  • Estudo de dados e organização.

 

 

 

 

Letramento Interdisciplinar (História, Geografia e Ciências)

 

  • Ações de cidadania – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Conceito dos 5 Rs – atividades relacionadas à reciclagem e ao reaproveitamento de recursos – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Atividades relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • De volta ao passado – atividades relacionadas à evolução humana e tecnológica.
  • Festa folclórica – Diferentes manifestações culturais do povo brasileiro – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Brincadeiras de todos os tempos – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Descobrindo a Ciência pela Arte e outras descobertas científicas – Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Meio Ambiente – Uma introdução para crianças. Michael Driscoll e Dennis Driscoll.

 

 

Identidade e autonomia

  • Viver em sociedade – respeito às regras de convívio social – Tema Integrador Meio Ambiente – Uma introdução para crianças. Michael Driscoll e Dennis Driscoll.
  • Direitos e deveres.
  • Respeito à diversidade.
  • Pontualidade.
  • Zelo e cuidado para com os espaços da escola e de seus pertences – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Uso adequado dos sanitários.
  • Valorização da limpeza e aparência pessoal.
  • Resolução de conflitos de forma pacífica.

 

 

Tema Integrador: “Fraternidade e cultura da paz!”

ESTÁGIO I

Conteúdo Programático 1º bimestre de 2018

 

Projetos interdisciplinares e eventos

Projeto Ciranda da Leitura 

 

Estágio I

Linguagem oral e escrita

  • A escola e o espaço onde eu vivo.
  • Identidade: individualidade e diversidade.
  • O nome a história pessoal.
  • Reconhecimento do próprio nome e do nome dos colegas.
  • Leitura e escuta de diversos gêneros textuais, destacando músicas, narrativas e poesias. .
  • Sequência de fatos.
  • Descrição de imagens, cenas, personagens, lugares.
  • Nomeação de objetos e pessoas.
  • Dramatização e mímica.
  • Ampliação do repertório linguístico.
  • Roda da Conversa – situações de intercâmbio social e cultural.
  • Dia do disfarce – uso de fantasias, envolvendo o faz de conta.
  • Biblioteca – visita quinzenal.
  • Paradidático adotado: Palavra Cantada- Vamos brincar de roda?
  • Letras móveis – recurso para o processo de letramento.
  • Informática – uso do notebook/tablet.
  • Identificação de diferentes fontes de informação.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e cultura da Paz.

 

Ensino Religioso

  • Oração espontânea e diária (Santo Anjo, Ave Maria e Pai Nosso).
  • Celebrações do bimestre – Carnaval, Quaresma e Páscoa.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e cultura da Paz.  
  • Atitudes e valores – autoestima e respeito ao outro.
  • Eu, minha família e a família de Jesus.
  • Cada um é do seu jeito: conhecendo-me como um ser único.
  • Os diferentes tipos de família.
  • Eu pertenço à família de Jesus.
  • Valores trabalhados no bimestre: Amor, Família, Fraternidade e Respeito às diferenças.
  • O eu, o outro e o nós.

 

Matemática

Números e operações

  • Numerais – até 10 – ordenação numérica e associação número x quantidade.
  • Números móveis.
  • Contagem oral e noções de quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas.

Espaço e forma

  • Noções e conceitos – perto/ longe, em cima/embaixo, dentro/fora,

aberto/fechado.

  • Descrição de objetos – cor, forma e tamanho.
  • Sequência temporal e espacial.
  • Formas geométricas – destacando círculo e quadrado.
  • Cores primárias (vermelho, azul e amarelo).

Grandezas e medidas

  • Noção de volume.
  • Noção de tempo.

Tratamento da informação

  • Leitura de tabelas e gráficos simples.

 

Natureza e Sociedade

  • A escola e seu espaço – Conhecendo a escola.
  • Preservação da vida e do meio ambiente – Tema Integrador Fraternidade e cultura da Paz.
  • Experimentos Científicos – o despertar das descobertas e da curiosidade científica.
  • Percepção do espaço em que vivemos por meio dos sentidos.
  • As partes do corpo.
  • O local onde vivo: minha rua, minha casa e meu quarto.
  • Hábitos de higiene.
  • Normas e regras de convivência.
  • Os animais e suas características.
  • Diferenças culturais, étnicas e sociais/Ecologia Integral.
  • Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
  • Direito e Cidadania – Direitos da criança.
  • Os diferentes tipos de família.
  • O papel da família na sociedade.

 

Artes Visuais

  • Desenho com diferentes materiais gráficos: lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor e outros.
  • Pintura com guache, tinta de papel crepom, utilizando diferentes suportes.
  • Explorando diferentes texturas: lixa, tecidos diversos, superfícies de papéis e outros.
  • Apreciação e respeito pelo trabalho dos colegas.
  • Cuidado com o próprio material e o material de uso coletivo.
  • Limpeza e organização dos espaços.
  • Cores primárias.
  • Biografia, apreciação e releitura de obras de diferentes artistas plásticos.
  • Diversidade de produções artísticas: Colagem, fotografia, escultura, pinturas e outras.
  • Criação bidimensional e tridimensional com material alternativo – sucata.

 

Música

  • Cantigas populares.
  • Brincadeiras corporais.
  • Brincadeiras cumulativas.
  • Exploração de instrumentos de percussão miúda.
  • Cantigas de roda.
  • Brincadeiras gestuais em roda.
  • Socialização.
  • Histórias cantadas e contadas.
  • Livro Paradidático: Palavra Cantada- Vamos brincar de roda?

 

Educação Física/Movimento

  • Habilidades motoras básicas (correr, saltar, rastejar, rolar).
  • Coordenação global, visual e auditiva.
  • Jogos recreativos.
  • Circuitos com obstáculos.
  • Brincadeiras populares tradicionais.
  • Respeito às normas e combinados.
  • Consciência corporal.
  • Cantigas de roda.
  • Higiene pessoal e consciência ambiental – Tema Integrador Fraternidade e cultura da Paz.
  • Manutenção de atitudes de respeito, tolerância e cooperação.
  • Desenvolvimento da dominância corporal.
  • Compreensão de regras.

 

       Identidade e autonomia

  • Participação, nas atividades, com respeito e atitudes de colaboração, cooperação e solidariedade – Tema Integrador  Fraternidade e cultura da Paz.
  • Reconhecimento progressivo do próprio corpo e suas possibilidades – esquema corporal.
  • Identificação de algumas singularidades das pessoas com as quais convivemos.
  • Identificação de seus pertences.
  • Realização de pequenas tarefas cotidianas para o desenvolvimento da autonomia.
  • Reconhecimento de si como uma pessoa diferente dos outros.
  • Percepção dos cuidados que necessitamos ter com o corpo.
  • A importância do nome.
  • O eu, o outro e o nós.

 

ESTÁGIO II

Conteúdo Programático 1º bimestre de 2018

Projetos interdisciplinares e eventos

 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

Projeto Ciranda da Leitura

 

Estágio II

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Linguagem oral e escrita

  • Rodas de Conversa e Hora da Novidade – Participação em situações de interlocução com colegas e adultos.
  • Leitura e interpretação de imagens.
  • Jogo simbólico – Faz de conta / Dia do Disfarce.
  • Reprodução de textos orais.
  • Fluência oral.
  • Ampliação do vocabulário.
  • Escrita como registro e forma de comunicação.
  • Letras em nomes próprios.
  • Contos de fadas.
  • Poemas.
  • Relação imagem e texto escrito.
  • Recados.
  • Listas.
  • Trava-línguas, parlendas, cantigas e quadrinhas – Cultura Popular/Folclore.
  • Escrita espontânea.
  • Escrita do nome.
  • Produção de texto individual, em pequenos grupos e coletiva.
  • Cantinho da Leitura – diversidade de portadores textuais.
  • Descrição de figuras, objetos e cenas.
  • Descrição de pequenos trajetos e percursos.
  • Sequência temporal de histórias.
  • Leitura e interpretação oral de histórias.
  • Relação fonema x grafema.
  • Ampliação do repertório linguístico.
  • Biblioteca – visita quinzenal / Projeto Ciranda da Leitura.
  • Informática – uso do notebook/tablet.
  • Análise de obras de arte – textos visuais de diferentes artistas plásticos.
  • Textos visuais – destaque às obras de Tarsila do Amaral e Heitor Prazeres.

 

O eu, o outro e o nós

Ensino Religioso

  • Orações diárias (Sinal da Cruz, Ave Maria, Pai Nosso e Santo Anjo).
  • Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Valores trabalhados no bimestre: Amor, Reverência, Fraternidade e Família.
  • Celebrações – Páscoa.
  • Quando eu nasci.
  • Vida em família:

Eu, minha família e família de Jesus.

Conhecendo-me como ser único.

Os diferentes tipos de família.

Eu pertenço à família de Jesus.

Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.

 

Natureza e Sociedade

  • Percepção e conhecimento do próprio corpo como um todo integrado.
  • Representação do corpo de diferentes formas (desenho, colagem e modelagem).
  • O nome próprio.
  • Minha história pessoal.
  • Fontes históricas orais.
  • Como nascem os animais e os seres humanos.
  • O ambiente em que vivemos.
  • Moradias das pessoas e dos animais.
  • Profissões.
  • Responsabilidade com o meio ambiente.
  • Minha escola.
  • Animais de estimação.
  • Manifestações culturais do povo brasileiro/Ecologia Integral.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Descobertas Científicas.

 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

Matemática

Números e operações

  • Classificação operatória por atributo – cor e forma.
  • Seriação e contagem de quantidades contínuas.
  • Sequência numérica até 15 – em atividades, músicas, brincadeiras e em contextos variados.
  • Numerais até 15 – registro não convencional e convencional.
  • Adicionar / Subtrair – noção simples de cálculo mental com uso de material concreto.
  • Relação biunívoca (1 a 1).
  • Jogos de treinamento.

Espaço e forma

  • Estruturação do conceito de espaço e das formas no ambiente.
  • Percepção e comparação das formas no ambiente.
  • Figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
  • Blocos lógicos e monta-tudo – construção de figuras bidimensionais e tridimensionais.

Grandezas e medidas

  • Estruturação do conceito de tempo (simultaneidade, sucessão e duração dos acontecimentos, antes/depois, mais cedo/mais tarde).
  • Comparação de quantidades – muito/pouco, mais/menos.
  • Peso e medida.

Tratamento da informação

  • Registro de jogos e brincadeiras por meio de desenhos.
  • Leitura de calendário e outras formas de marcação do tempo.
  • Leitura de gráficos e tabelas simples.

 

Traços, sons, cores e formas

Artes Visuais

  • Modelagem com massa de modelar, massa para escultura (pula-pula) e argila.
  • Desenho livre utilizando diferentes materiais e suportes.
  • Pintura com pincel grosso e pincel fino.
  • Pintura a dedo.
  • Recorte a dedo e com tesoura.
  • Colagem de diferentes materiais.
  • Mistura de cores.
  • Colagem com figuras geométricas.
  • Construção de trabalhos bidimensionais e tridimensionais – sucata.
  • Releitura de obras de arte de diferentes artistas plásticos.
  • Organização e cuidado com material de uso coletivo e individual.
  • Respeito e valorização de suas produções e dos trabalhos dos colegas.
  • Releitura de obras de Tarsila do Amaral e Heitor Prazeres.

 

Corpo, gestos e movimentos 

Música

  • Andamento (lento/rápido).
  • Brincadeiras corporais.
  • Brincadeiras cumulativas.
  • Exploração de instrumentos de percussão miúda.
  • Cantigas de roda.
  • Conhecimento de novos instrumentos.
  • Estímulo à percepção corporal.
  • Relaxamento e estiramento.
  • Apreciação musical.
  • Repertório cantado.

 

Educação Física/Movimento

  • Circuitos com obstáculos.
  • Brincadeiras atuais e tradicionais.
  • Respeito às normas e combinados.
  • Desenvolvimento da dominância corporal.
  • Habilidades motoras básicas (correr, saltar, rastejar, rolar).
  • Noção de ritmo, espaço, tamanho, tempo.
  • Coordenação global dos movimentos.
  • Cantigas de roda.
  • Jogos recreativos e cooperativos.
  • Consciência corporal.
  • Higiene pessoal e consciência ambiental.
  • Manutenção de atitudes de respeito, tolerância e cooperação.

 

       Identidade e autonomia

  • Participação, nas atividades e brincadeiras, com respeito, colaboração e solidariedade para com o outro – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Utilização do diálogo como forma para solução de conflitos.
  • Conhecimentos sobre o eu, outro e o nós.
  • Corporeidade e diversidade.
  • Interação social.
  • Participação de situações de interlocução, respeitando o momento adequado para se colocar perante o grupo.
  • Iniciativa para resolver pequenos problemas cotidianos.
  • Percepção e expressão das emoções.
  • Utilização adequada dos sanitários e procedimentos relativos à higiene e alimentação.
  • Manifestação das necessidades, desejos e sentimentos.
  • Valorização de limpeza e aparência pessoal

 

ESTÁGIO III

Conteúdo Programático 1º bimestre de 2018 

 

Projetos interdisciplinares e eventos 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

Projeto Ciranda de Leitura

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

 Linguagem oral e escrita   

 

  • Roda de Conversa e Hora da Novidade – Participação em situações de interlocução.
  • Leitura e interpretação de imagens.
  • Jogo simbólico – Faz de conta.
  • Produção oral de textos.
  • Narração de histórias com sequência lógica.
  • Letras do alfabeto em nomes próprios e outros contextos.
  • Identificação e exploração de gêneros discursivos.
  • Listas.
  • Títulos.
  • Contos.
  • Recados.
  • Quadrinhas, versos, cantigas e outras manifestações da cultura popular/Ecologia Integral.
  • Atividades com nomes – letra inicial, final, número de letras.
  • Rimas e aliterações.
  • Conhecimento do alfabeto (relação fonema x grafema).
  • Cantinho da Leitura – Leitura diária pela professora e ou/alunos.
  • Portadores textuais.
  • Leitura imagética de rótulos.
  • Escrita espontânea.
  • Alfabeto móvel – formação de palavras.
  • Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Almanaque – Ruth Rocha
  • Correio – atividades de intercâmbio social e cultural.
  • Biblioteca – visita quinzenal.
  • Informática – uso do notebook/tablet.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz .

 

Inglês

Unidade introdutória: “Let´s be friends!”

  • Meu nome.
  • Diversos tipos de clima.

 

Unit 1: “Four rabbits”

  • Relação número x quantidade.
  • Formas geométricas. 

 

O eu, o outro e o nós

 

Ensino Religioso 

  • Orações diárias e momentos de reflexão e reverência.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Valores trabalhados no bimestre: Amor, Reverência, Fraternidade e Cortesia.
  • Projeto ___________
  • Deus é família: Fazemos parte da família de Jesus.
  • Conhecendo-me como um ser único.
  • Ao redor da Mesa / Referências e Valores.
  • Mães, pais e filhos – Diversidade de modelos.
  • Vivendo a Fraternidade.
  • O diferente que faz bem.
  • Aprendendo partilhar e perdoar.

 

Natureza e Sociedade 

  • Respeito às diferentes identidades e culturas.
  • Individualidade e diversidade.
  • Nome e história pessoal.
  • Diferentes constituições familiares.
  • Objetos, brinquedos e brincadeiras da cultura infantil.
  • Identidade.
  • Meio sociocultural.
  • Conhecimento do corpo.
  • Percepção da movimentação do corpo pelas articulações.
  • Identificação das partes do corpo.
  • Proteção e respeito com o corpo – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz
  • O direito à educação.
  • Respeito às diferenças.
  • Projeto ___________– Diversidade cultural, étnica e social.
  • Identificação de elementos naturais (água, plantas, terra).
  • Temperatura e vestuário.
  • Descoberta de si e do outro.
  • Vivência e convivência na escola e na família.
  • Normas e regras de convivência.
  • Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Almanaque – Ruth Rocha
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações  

Matemática 

Números e operações

  • Noções simples de cálculo mental.
  • Contagem oral.
  • Comunicação de quantidades oral e escrita.
  • Conservação de quantidades contínuas.
  • Classificação.
  • Seriação.
  • Ordenação numérica até 20.
  • Relação número x quantidade até 20.
  • Comparação de quantidades.
  • Função social dos números
  • Relação quantidade x símbolo numérico.
  • Contagem em sequência como estratégia em jogos, brincadeiras e resolução de problemas.
  • Jogos de estratégia e de treinamento: dominó, trilha, dados, memória, entre outros.
  • Conjuntos – relação de pertinência.

 

Espaço e forma

  • Organização do esquema corporal no espaço.
  • Estruturação do conceito de espaço: vizinhança, distância, posição, direção, localização.
  • Percepção de formas no ambiente.
  • Figuras geométricas planas.
  • Espaço plano.

 

Grandezas e medidas

  • Conservação de quantidades descontínuas.
  • Vocabulário específico de medidas: curto/comprido/longo, grande/pequeno, maior/menor, pouco/mais/menos.
  • Estruturação do conceito de espaço/tempo: ontem/hoje/amanhã, depois/cedo/tarde.

 

Tratamento da informação

  • Leitura de tabelas simples.
  • Registros de jogos e brincadeiras em tabelas e gráficos simples.

 

Traços, sons, cores e formas 

Artes Visuais

  •  Uso de diferentes materiais e suportes para o fazer artístico.
  • Modelagem com massinha.
  • Cores primárias, secundárias e terciárias.
  • Recorte – uso e manuseio da tesoura.
  • Organização e cuidado com o material de uso coletivo e individual.
  • Valorização de suas produções e de seus colegas.
  • Apreciação e releitura de obras de arte.
  • Produção de trabalhos em grupo.
  • Oficina de dobraduras.
  • Criação de trabalhos bidimensionais e tridimensionais utilizando material alternativo – sucata.
  • Desenho – figuração humana e de observação.

 

Corpo, gestos e movimentos 

Música

  •  Atividades de relaxamento.
  • Jogos de imitação com percussão corporal.
  • Jogos de imitação com instrumentos de percussão.
  • Repertório cantado.
  • Brincadeiras colaborativas.
  • Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção sonora).
  • Criação musical.
  • Improvisação.

 

Educação Física / Movimento

  •  Consciência e expressão corporal.
  • Higiene pessoal e consciência ambiental – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz .
  • Atitudes de respeito e solidariedade.
  • Noção de ritmo, espaço, tamanho, tempo.
  • Habilidades motoras básicas (correr, saltar, rastejar, rolar).
  • Coordenação geral e especifica.
  • Percepção visual, auditiva e tátil.
  • Atividades de circuito com obstáculos.
  • Jogos cooperativos.
  • Cantigas de roda.
  • Jogos recreativos, brincadeiras populares, atividades imitativas.
  • Gincanas e circuitos de obstáculos.
  • Brincadeiras populares atuais e tradicionais.
  • Respeito às normas e combinados.

 

Identidade e Autonomia 

  • Desenvolvimento da autonomia e confiança em suas capacidades.
  • Eu e o meu corpo.
  • Onde moro?
  • Noções de tempo – ontem, hoje, amanhã.
  • Órgãos dos sentidos.

Conhecimento de alguns direitos e deveres como forma de exercer a cidadania – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

  • Valorização da limpeza do ambiente e da aparência pessoal.
  • Utilização adequada dos sanitários.
  • Identificação dos espaços e funcionários da escola.

 

1º ANO  EF

Conteúdo Programático 1º bimestre de 2018

Projetos interdisciplinares e eventos

 

Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz

Projeto Ciranda da Leitura

 

Linguagens

Língua Portuguesa

  • Roda de Conversa – ampliação gradativa das possibilidades de comunicação para conversar, brincar, expressar desejos, opiniões, ideias, preferências e aquisição de novos conhecimentos.
  • Situações que envolvam a necessidade de questionamento e argumentação.
  • Reflexão acerca da diversidade textual (gêneros literários e não literários) e da função social da escrita.
  • Gêneros discursivos orais e escritos.
  • Interpretação oral e escrita
  • Conceito de letra, sílaba, palavra e frase.
  • Direcionalidade da escrita.
  • Reconstrução da base alfabética do código linguístico.
  • Separação oral de sílabas.
  • Uso do alfabeto móvel para a formação de palavras.
  • Desenvolvimento da consciência fonológica – relação fonema X grafema.
  • Ordem alfabética.
  • Produção de textos individuais e coletivos.
  • Caligrafia – treino motor em letra cursiva.
  • Uso do recurso da informática (notebook/tablet), como suporte para o processo de letramento.
  • Projeto Ciranda da Leitura – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Meio Ambiente – Uma introdução para crianças. Michael Driscoll e Dennis Driscoll.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Biblioteca – visita quinzenal.
  • Atividade diagnóstica mensal – Sondagem.
  • Uso da Lousa Digital – recurso para pesquisas.

Arte

  • Pinturas, desenhos, colagens, recortes e modelagens, utilizando materiais e suportes variados para o fazer artístico.
  • Exploração de espaços bidimensionais e tridimensionais, utilizando materiais diversificados e sucata.
  • Textos visuais.
  • Uso da régua.
  • Produção de releituras e apreciação de obras de arte nacionais e internacionais.
  • Exploração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Observação das relações entre o homem e a realidade, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando a arte – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

 

 Inglês

Unidade introdutória: “Welcome!”

  • Formas geométricas.

Unit 1: “The Surprise”

  • Execução de instruções simples relacionadas à rotina .
  • Partes do corpo.
  • Ampliação e sistematização do vocabulário relacionado às unidades.

 

Música

  • Percussão corporal.
  • Pulsação.
  • Conhecimento e exploração de instrumentos de percussão miúda.
  • Apreciação musical.
  • Repertório cantado.
  • Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção).
  • Cirandas (dança e ritmo).
  • Brincadeiras rítmicas de movimento.
  • Atividades de relaxamento.
  • Criação musical.
  • Improvisação.

 

Educação Física

  • Consciência e expressão corporal.
  • Higiene pessoal e consciência ambiental.
  • Atitude de respeito e pratica dos valores humanos.
  • Dominância corporal, espacial, visual, temporal e lateral.
  • Habilidades motoras básicas e especificas.
  • Coordenação global e especifica.
  • Jogos cooperativos.
  • Jogos recreativos.
  • Jogos e brincadeiras atuais e tradicionais.
  • Cantigas de roda.
  • Atividades imitativas.
  • Gincanas e circuito com obstáculos.
  • Respeito às normas e combinados.
  • Introdução às modalidades pré-desportivas.

  

Ensino Religioso

  • Orações diárias e momentos de reflexão, agradecimento e reverência.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Valores trabalhados no bimestre: Respeito, Admiração, Cortesia, Ternura e Sabedoria.
  • A vida é um presente.
  • As religiões e a criação do mundo.
  • O mundo é um presente para nós.
  • A terra, nosso lugar.
  • O Cuidado com a vida.
  • História da Arca de Noé.
  • Precisamos preservar a vida.
  • As religiões valorizam a vida.
  • Cuidando do planeta e da vida.
  • Deus protege a vida.
  • Todos nós podemos proteger a vida.
  • Conhecendo Jesus através das parábolas.

 

Matemática

 Números e operações

  • História dos números.
  • Contagem até 30.
  • Regularidades do sistema de numeração.
  • Notação e escrita numéricas.
  • Interpretação de números em diferentes contextos.
  • Sequências numéricas: oral e escrita.
  • Comparação de quantidades.
  • Séries numéricas.
  • Representação numérica em diferentes contextos.
  • Desafios numéricos.
  • Informática: Jogos com números, utilizando como recurso o notebook.
  • Resolução de problemas com números.
  • Estimativas e cálculo mental.
  • Resolução de problemas com operações numéricas.
  • Valor posicional dos numerais na composição de um número.
  • Ordem crescente e decrescente.
  • Atividade diagnóstica – Sondagem.

 

Espaço e forma

  • Organização do corpo em relação ao espaço físico e natural.
  • Organização dos objetos no espaço.
  • Localização espacial.
  • Representação e referencial espacial.
  • Trajetos e percursos.
  • A Matemática está nas formas.
  • O desenho como expressão do pensamento matemático.
  • Delimitação dos espaços através das linhas e formas.
  • Labirintos e percursos.

 

Grandezas e medidas

  • O conceito de medição do comprimento.
  • Medição direta e indireta.
  • Uso de vocabulário específico para a medida de comprimento.

 

Tratamento da informação

  • Leitura de tabelas.
  • Organização de dados em tabelas e gráficos simples.

 

 Letramento Interdisciplinar (História, Geografia e Ciências) 

  • Meio ambiente e formas de vida.
  • Sustentabilidade.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Manifestações artísticas e culturais de diferentes povos/Ecologia Integral.
  • Projeto Ciranda da Leitura – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Meio Ambiente – Uma introdução para crianças. Michael Driscoll e Dennis Driscoll.
  • Pesquisa do significado do nome – integração com Ensino Religioso Escolar.
  • Pesquisa da origem familiar – integração com Ensino Religioso Escolar.
  • Experimentos científicos.
  • Conceito dos 5 erres: Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Repensar e Recusar – Projeto
  • Espaços de convivência – Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.

 

Identidade e autonomia 

  • Minha família.
  • Eu sou assim…
  • Diversidade.
  • Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade e Cultura da Paz.
  • Normas e regras de convívio social.
  • Higiene pessoal e do ambiente.