comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais Infantil e 1º ano EF

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO ESTÁGIO I REFERENTES AO 3 º BIMESTRE / 2017

Projetos interdisciplinares e eventos:
Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto #SejaEco
Projeto Ciranda da Leitura

Linguagem oral e escrita
• Rodas de Conversa – desenvolvimento da oralidade, possibilitando múltiplas linguagens.
• Reconhecimento do próprio nome e o nome dos colegas em diferentes contextos.
• Identificação de letras em diferentes contextos.
• Escrita de letras.
• Associação sonora – fonema x grafema, em brincadeiras, cantigas e outras experiências lúdicas.
• Leitura de diversos portadores textuais: jornal, cartas, bilhetes, gibis, catálogos, livros de histórias, receitas, bulas de remédios, entre outros.
• Sequência de fatos.
• Conto e reconto de histórias utilizando recursos audiovisuais.
• Formulação de hipóteses, troca de ideias e informações a respeito dos temas e das atividades desenvolvidas.
• Descrição de imagens, cenas, personagens, lugares.
• Dramatização de contos infantis
• Produção de textos coletivos.
• Vídeos pedagógicos pertinentes aos conteúdos ministrados.
• Biblioteca – visita quinzenal.
• Projeto Ciranda da Leitura – paradidático adotado: Vida de Criança, Ingrid Biesemeyer.
• Projeto #SejaEco – cantigas, brinquedos, brincadeiras, parlendas e outras manifestações culturais do povo brasileiro.
• Uso do tablet/notebook – suporte para o processo de aprendizagem.
• Atividades Interdisciplinares contemplando o Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Ensino Religioso
• Orações diárias e momentos de reflexão.
• Respeito à diversidade.
• Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.
• Conhecendo o outro.
• O que posso sozinho?
• Somos amigos.
• Conhecendo as Parábolas de Jesus.
• Construção de Valores: Respeito, Solidariedade, Responsabilidade, Cuidado e Proteção.

Matemática
Números e operações

• Numerais até 10 – ordenação numérica e associação número x quantidade.
• Números móveis.
• Contagem oral e noções de quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas.
• Jogos de treinamento e estratégia – memória, bingo, entre outros.
• Relação biunívoca.
• Agrupamentos – relação de pertinência.
• Formação de pares.

Espaço e forma

• Posição e identificação de opostos – perto/ longe, em cima/embaixo, dentro/fora,
aberto/fechado.
• Descrição, seleção e classificação de objetos, segundo atributos – cor, forma e tamanho.
• Sequência temporal e espacial.
• Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Cores primárias (vermelha, azul e amarela) e secundárias (roxo, verde e laranja).
• Utilização de diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes.

Grandezas e medidas

• Noção de volume.
• Noção de tempo.
• Noção de espaço.

Tratamento da informação

• Leitura de tabelas simples e gráficos simples.

Natureza e Sociedade

• Preservação da vida e do meio ambiente – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a vida
• Jogos e brincadeiras de faz de conta.
• Percepção e respeito com as diferenças.
• Construção da identidade pessoal.
• Saúde e autocuidado.
• Desenvolvimento das percepções sonoras, táteis e visuais.
• Seres vivos (características).
• Brinquedos e brincadeiras de outros tempos e culturas – Projeto
# SejaEco.
• Observação, relato e descrição de incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

Artes Visuais
• Desenho e pintura com diferentes materiais e suportes para o fazer artístico.
• Valorização e apreciação de suas produções e dos colegas.
• Recorte a dedo de diversos tipos de papéis.
• Uso da tesoura.
• Aquisição de destreza no manuseio do lápis para traçados controlados.
• Exploração de texturas: lixa, tecidos diversos, superfícies de papéis e outros.
• Cuidado com o próprio material e o material de uso coletivo.
• Limpeza e organização dos espaços.
• Cores primárias e secundárias.
• Mistura de cores – experimentação e descoberta.
• Formas geométricas/figuras planas – blocos lógicos.
• Apreciação de obras de arte e conhecimento da biografia dos artistas apresentados.
• Construções bidimensionais e tridimensionais com material alternativo – conceito dos 3Rs – Projeto #SejaEco.
• Representação pictórica – avanço no registro de figuras, sobretudo, da figura humana.
• Conhecimento e apreciação da diversidade de produções artísticas: Colagem, fotografia, escultura, pinturas e outras.

Música
• Folclore.
• Canção do Saci.
• Vídeo: Série “Juro que Vi”.
• Cantigas populares.
• Brincadeiras corporais.
• Brincadeiras cumulativas.
• Exploração de instrumentos de percussão miúda.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Brincadeiras gestuais.
• Histórias cantadas e contadas.
• Parlendas.
• Danças coletivas.

Educação Física
• Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
• Exploração de posturas corporais.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento.

Identidade e Autonomia
• Participação, nas atividades, com respeito e atitudes de colaboração, cooperação e solidariedade.
• Conhecimento sobre preservação ambiental e sustentabilidade.
• Identificação de algumas singularidades das pessoas com as quais convive.
• A importância do nome / Identidade.
• Realização de pequenas tarefas cotidianas para o desenvolvimento da autonomia.
• Reconhecimento de si como uma pessoa diferente dos outros.

Conteúdo Programático 3º bimestre de 2017 – ESTÁGIO II
Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

Estágio II
Linguagem oral e escrita
• Rodas de Conversa e Hora da Novidade – Participação em situações de interlocução com colegas e adultos.
• Leitura e interpretação de imagens.
• Jogo simbólico – Faz de conta.
• Reprodução de textos orais.
• Fluência oral.
• Ampliação do vocabulário.
• Escrita como registro e forma de comunicação.
• Gêneros textuais: Contos de fadas, poemas, recados, cartas, notícias, listas, panfletos, parlendas, textos visuais, textos de divulgação científica, trava-línguas, parlendas, cantigas e quadrinhas.
• Relação imagem e texto escrito.
• Escrita espontânea.
• Dia do disfarce – brincadeiras de faz de conta.
• Produção de texto individual, em pequenos grupos, e coletiva.
• Cantinho da Leitura – diversidade de portadores textuais.
• Descrição de figuras, objetos e cenas.
• Sequência temporal de histórias.
• Leitura e interpretação oral de histórias.
• Relação fonema x grafema.
• Ampliação do repertório linguístico.
• Biblioteca – visita quinzenal / Projeto Ciranda da Leitura.
• Informática – uso do notebook/tablet.
• Análise de obras de arte – textos visuais de diferentes artistas plásticos.
• Projeto #SejaEco e Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Textos visuais – destaque às obras de Tarsila do Amaral.

Ensino Religioso
• Orações diárias (Sinal da Cruz, Ave Maria, Pai Nosso e Santo Anjo).
• Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Projeto #SejaEco.
• Valores trabalhados no bimestre: Cuidado, Amor, Reverência, Fraternidade e Família.
• Minha casa e meus brinquedos – A importância da Família e da partilha do ser.
• Conhecendo-me como ser único.
• Os diferentes tipos de moradia
• Receber meus amigos e familiares em minha casa.
• Eu pertenço à família de Jesus.
• Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.

Matemática

Números e operações
• Classificação operatória por atributo – cor e forma.
• Conjuntos e relação de pertinência.
• Seriação e contagem de quantidades contínuas.
• Sequência numérica até 20 – em atividades, músicas, brincadeiras e em contextos variados.
• Numerais até 20 – registro não convencional e convencional.
• Adicionar / Subtrair – noção simples de cálculo mental com uso de material concreto.
• Relação biunívoca (1 a 1).
• Jogos de treinamento.
• Sistema monetário / Educação Financeira – observação e pesquisa em panfletos comerciais, estabelecimentos comerciais, sites, jornais e revistas.

Espaço e forma
• Estruturação do conceito de espaço e das formas no ambiente e na Arte.
• Percepção e comparação das formas no ambiente.
• Figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
• Blocos lógicos, sucata e monta-tudo – construção de figuras bidimensionais e tridimensionais.

Grandezas e medidas
• Estruturação do conceito de tempo (simultaneidade, sucessão e duração dos acontecimentos, antes/depois, mais cedo/mais tarde).
• Comparação de quantidades – muito/pouco, mais/menos.
• Meu peso e medida.

Tratamento da informação
• Registro de jogos e brincadeiras por meio de desenhos.
• Leitura de calendário e outras formas de marcação do tempo.
• Leitura de gráficos e tabelas simples.

Natureza e Sociedade
• Percepção e conhecimento do ambiente.
• Representação dos tipos de moradias (desenho, colagem e modelagem).
• Conhecendo minha casa e meu bairro.
• A rotina na minha casa.
• Tipos de animais: domésticos e selvagens.
• Animais em extinção.
• O ambiente em que vivemos.
• Moradias das pessoas e dos animais.
• Fenômenos físicos.
• Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
• Responsabilidade para com o meio ambiente.
• Projeto #SejaEco – manifestações culturais do povo brasileiro/Ecologia Integral.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Descobertas Científicas.

Artes Visuais
• Modelagem com massa de modelar, massa para escultura (pula-pula) e argila.
• Desenho livre, pintura e colagem, utilizando diferentes materiais e suportes.
• Pintura com pincel grosso e pincel fino.
• Pintura a dedo.
• Recorte a dedo e com tesoura.
• Mistura de cores.
• Colagem com figuras geométricas.
• Construção de trabalhos bidimensionais e tridimensionais – sucata.
• Releitura de obras de arte de diferentes artistas plásticos.
• Organização e cuidado com material de uso coletivo e individual.
• Respeito e valorização de suas produções e dos trabalhos dos colegas.
• Releitura de obras de Tarsila do Amaral.

Música
• Folclore.
• Canção do Saci.
• Vídeo: Série “Juro que Vi”.
• Jogos de mãos.
• Brincadeiras corporais.
• Exploração de instrumentos de percussão miúda.
• Cantigas de roda.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Estímulo à percepção corporal.
• Danças coletivas.
• Apreciação musical.

Educação Física/Movimento
• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
• Reconhecimento progressivo de elementos e seguimentos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
• Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
• Jogos cooperativos.
• Deslocamento com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Movimentos de preensão, encaixe, lançamento.

Identidade e autonomia
• Participação, nas atividades e brincadeiras, com respeito, colaboração e solidariedade para com o outro – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Utilização do diálogo como forma para solução de conflitos.
• Conhecimentos sobre o eu, outro e o nós.
• Corporeidade e diversidade.
• Interação social.
• Participação de situações de interlocução, respeitando o momento adequado para se colocar perante o grupo.
• Iniciativa para resolver pequenos problemas cotidianos.
• Percepção e expressão das emoções.
• Utilização adequada dos sanitários e procedimentos relativos à higiene e alimentação.
• Manifestação das necessidades, desejos e sentimentos.
• Valorização de limpeza e aparência pessoal.

Conteúdo Programático 3º bimestre de 2017 – ESTÁGIO III

Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto #SejaEco
Projeto Ciranda de Leitura

Estágio III

Linguagem oral e escrita

• Roda de Conversa e Hora da Novidade – Participação nas situações de interlocução – aspecto sociocultural.
• Poesia.
• Parlendas.
• Interpretação textual.
• Literatura de Cordel.
• Atividades com rótulos (leitura imagética) – letra inicial, final – associação fonográfica.
• Associação fonográfica.
• Correio – atividades de intercâmbio social e cultural.
• Relato de experiências e narração de fatos em sequência causal e temporal.
• Alfabeto móvel como recurso do processo de letramento.
• Escrita espontânea – registros das hipóteses de alfabetização e letramento.
• Jogos para a promoção da alfabetização.
• Produção coletiva de textos com uso de marcas linguísticas, coerentes com o gênero do discurso.
• Interpretação de textos acompanhados de imagem.
• Narração e reconto de histórias, fatos e notícias, objetivando coerência e coesão.
• Texto instrucional, publicitário e de divulgação científica.
• Gêneros literários e não literários.
• Jogo simbólico.
• Rimas e aliterações.
• Lendas indígenas, culinária brasileira, parlendas, quadrinhas, trava-línguas, fábulas – Projeto #SejaEco.
• Sondagem mensal – A evolução da escrita.
• Cantinho da Leitura – Leitura diária pela professora e ou/alunos.
• Biblioteca – visita quinzenal – Projeto Ciranda da Leitura.
• Descrição de fatos, cenas e acontecimentos.
• Dramatização de histórias e cantigas.
• Ampliação do vocabulário.
• Fluência oral.
• Informática – uso do notebook/tablet, como suporte para o processo de alfabetização e letramento.
• Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Dois sapos em apuros, de Paramahansa Yogananda.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e ao Projeto #SejaEco

Inglês

Unit 5 “Fruit and vegetables”

• Identificar as frutas e os vegetais.
• Canção Do you like vegetables ?
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Unit 6: “My town”

• Nomear os estabelecimentos comercias da cidade.
• Utilizar a expressão: “Let´s go to (the park)” .
• Observar onde os animais vivem.
• Canção Come and see my town.
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Ensino Religioso

• Orações diárias e momentos de reflexão e reverência.
• Conhecendo a Bíblia Sagrada.
• Celebrações: José/Pais / Mês da Bíblia/ Semana da Pátria.
• Convivência social, Diferenças e Consumismo – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Valores trabalhados no bimestre: Reverência, Cordialidade, Fraternidade, Cuidado e Respeito à Diversidade.
• Eu e a natureza criada por Deus Pai.
• As obras da criação.
• Como participo da criação?
• Regras e limites.
• Do cuidado nasce a Paz.
• Zelar por tudo o que Deus nos deu.
• As histórias que Jesus contou.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Matemática

Números e operações

• Relação número X quantidade até 30.
• Registro de quantidades.
• Registro gráfico dos numerais de forma não convencional e convencional.
• Jogos de estratégia e treinamento.
• Números vizinhos – noção de sucessor e antecessor.
• Conjuntos – agrupamento de quantidades específicas.
• Conservação de quantidades.
• Classificação e seriação operatória.
• Comparação de quantidades.
• Correspondência biunívoca.
• Relações causais.
• Resolução de situações-problema, formulando questões, levantando hipóteses, organizando dados e testando possibilidades de solução.

Espaço e forma

• Figuras geométricas planas e espaciais.
• Cores primárias, secundárias e terciárias.
• Malha quadriculada.
• Tangram.
• Classificação, seleção e seriação – embalagens, figuras, blocos lógicos e outros.
• Estruturação do conceito de espaço: vizinhança, distância, posição, localização, deslocamento e direção.

Grandezas e medidas

• Noção de comprimento, massa, medida, quantidade e volume.
• Comparação, ordenação e seriação de grandezas.
• Estruturação do conceito de espaço/tempo.

Tratamento da informação

• Coleta, organização e registro de dados em tabelas e gráficos simples.
• Registros simples de jogos.

Natureza e Sociedade

• Folclore brasileiro – Festas, narrativas, músicas, conhecimento de outras culturas.
• Seres vivos e não vivos.
• Animais.
• Meios de Transporte.
• Os lugares e suas paisagens.
• Classificação de elementos da natureza.
• Representações de plantas.
• Transformação da matéria (pela água, luz e calor).
• Higiene Pessoal e do ambiente – Tema Integrador Cuidado com a Vida!
• Projeto #SejaEco – ditados populares e seus significados, brinquedos e brincadeiras, cirandas, entre outras manifestações culturais/Folclore.
• Experimentos Científicos – despertar da curiosidade científica e do espírito investigativo.
• Espaço Gourmet – aproveitamento alimentar e alimentação saudável – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Projeto #SejaEco. – Diversidade cultural, étnica e social.
• Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Dois sapos em apuros, de Paramahansa Yogananda. .
• Semana da Pátria

Artes Visuais

• Desenho (figura humana e de observação).
• Recorte, colagem e pintura.
• Modelagem com massinha.
• Cores primárias, secundárias e terciárias.
• Atividades de produção coletiva, usando materiais alternativos (sucata), em construções bidimensionais e tridimensionais – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Recorte – aperfeiçoar o uso e manuseio da tesoura.
• Produções livres e dirigidas, usando diferentes suportes e materiais.
• Organização e cuidado com o material de uso coletivo e individual – Projeto #SejaEco e Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Oficina de Dobraduras.
• Reprodução de posições.
• Releitura de obras de arte.
• Leitura estética do espaço circundante.

Música
• Folclore.
• Canção do Curupira.
• Vídeo: Série “Juro que Vi”.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Danças coletivas.
• Atividades de relaxamento.
• Jogos de imitação com percussão corporal.
• Jogos de imitação com instrumentos de percussão.
• Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção sonora).
• Criação musical.
• Improvisação.

Educação Física / Movimento

• Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem corporal.
• Exploração das possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocamento com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento.

Identidade e autonomia

• Identidade pessoal e cultural.
• Argumentação de ponto de vista.
• Reconhecimento das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), utilizando-as nas diferentes situações de comunicação.
• Manifestação de desejos e sentimentos em situações cotidianas.
• Solução de pequenos problemas cotidianos de forma pacífica.
• Noções de tempo – ontem, hoje e amanhã.
• Participação em brincadeiras e atividades que envolvam colaboração, a solidariedade e o espírito de equipe – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Valorização da limpeza e aparência pessoal – Hábitos de higiene – Projeto #SejaEco, articulado ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Cuidado pelo material de uso coletivo e individual – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Fortalecimento da autoestima.
• Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e interação social.
• Minha rotina – respeito aos valores, ideias, costumes e papéis sociais.
• Respeito às regras como forma de manter um bom convívio social – Direitos e deveres.
• Procedimentos básicos de autocuidado.
• Respeito à diversidade e características pessoais – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !
• Desenvolvimento da autonomia e confiança em suas capacidades – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida !

CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO 3º BIMESTRE

Projetos interdisciplinares e eventos:
Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto #SejaEco
Projeto Ciranda da Leitura

Linguagem oral e escrita
• Roda de Conversa – uso da linguagem oral em atividades de intercâmbio social e cultural, para brincar, conversar, comunicar, expressar e partilhar conhecimentos, opiniões, ideias e sentimentos.
• Partilha de informações e pesquisas acerca da cultura popular/folclore, ampliando o conhecimento do grupo e valorizando o conhecimento prévio de cada aluno – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Leituras diárias realizadas pela professora e/ou alunos, valorizando a literatura como fonte de prazer, conhecimento e entretenimento.
• Análise de diferentes tipologias textuais, segundo suas especificidades e função social, destacando os seguintes textos: visual, informativo, instrucional, convite, quadrinhos.
• Gêneros discursivos orais e escritos.
• Portfólio.
• Visitas quinzenais à Biblioteca – Projeto Ciranda da Leitura.
• Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático: Brasil 100 palavras, de Gilles Eduar com pesquisa de Maria Guimarães – Companhia das Letrinhas – 1ª edição, São Paulo. 2014.
• Base alfabética do código linguístico.
• Escrita espontânea de palavras, frases e textos – desenvolvimento do processo de letramento e alfabetização.
• Letra cursiva.
• Ordem alfabética.
• Apropriação da escrita alfabética.
• Interpretação oral de textos.
• Relação escrita e ilustração.
• Brincadeiras e jogos.
• Atividades para formação de Valores – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Reflexões acerca do sistema ortográfico – regularidades da escrita.
• Rima e aliteração.
• Uso do alfabetário e do silabário para formação de palavras e frases.
• Separação oral de sílabas.
• Atividade diagnóstica mensal – Sondagem.
• Informática – uso do notebook/tablet, como suporte para o processo de alfabetização e letramento.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Projeto #SejaEco e ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Inglês

Unit 5 “My house”
• Identificar os objetos da casa.
• Diferenciar os tipos de preposições.
• Canção Put your toys away.
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Unit 6: “On the farm”
• Nomear os animais da fazenda.
• Utilizar a expressão: “My favourite color is…”
• Observar onde os animais vivem.
• Canção The animal boogie.
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Ensino Religioso

• Orações diárias e momentos de reflexão e reverência às obras da Criação.
• Deus / Pai.
• Aprender a ser e a conviver – direitos e deveres.
• Valores que constroem.
• Um mundo de alegria.
• Bíblia, um livro diferente.
• Setembro: Mês da Bíblia – As histórias que Jesus contou.
• Maior do que a minha casa.
• Vida em sociedade e na natureza – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Responsabilidade com o meio ambiente.
• Quem é que cuida do mundo?
• Interferências do homem na natureza.
• As transformações em nossa vida – Identidade e Autonomia.
• Atividades Interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e ao Projeto #SejaEco.
• Valores privilegiados no bimestre: Respeito, Cuidado, Fraternidade, Partilha e Solidariedade.

Matemática

Números e operações
• Sequência numérica até 70.
• Comunicação de quantidades, utilizando diferentes linguagens: oral, notação numérica e registros convencionais.
• Identificação de objetos e números em séries, explicitando o conceito de antecessor e sucessor.
• Identificação de números em diferentes contextos em que se encontram – até 70.
• Comparação de escrita numérica, identificando e explicitando regularidades.
• Operações com números: diferentes ideias de adição e de subtração, ideia de multiplicação como adição sucessiva e de divisão como partilha.
• Identificação de conceitos numéricos com o uso do Material Dourado e do Cuisinaire.
• Exploração da calculadora para registros matemáticos.
• Ordenação numérica crescente e decrescente.
• Sistema monetário / Educação Financeira e Consumo Consciente – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Resolução de problemas.

Espaço e forma
• Identificação e exploração das figuras e das formas tridimensionais e bidimensionais.
• Identificação de faces, vértices e arestas em formas espaciais / sólidos geométricos.
• Identificação de diferentes tipos de visão: oblíqua e vertical.
• Eixos de simetria: figuras simétricas e assimétricas.
• Marcadores temporais.

Grandezas e medidas
• Exploração de diferentes procedimentos para comparar e medir as grandezas: valor, massa, capacidade e comprimento.
• Cálculo mental com medidas.

Tratamento da Informação
• Coleta, organização e registro de dados em tabelas e gráficos simples. .

Natureza e Sociedade

• Cultura indígena: pintura, artesanato, instrumentos, danças, lendas e festas – Projeto #SejaEco.
• Cultura africana: lendas, culinária, capoeira, música.
• Arte Pré-histórica.
• Animais brasileiros ameaçados de extinção.
• Alfabetização cartográfica.
• A água, um bem precioso – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• A interferência do homem no meio ambiente – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.

Artes Visuais

• Pinturas, desenhos, colagens, fotos e construções, utilizando materiais e suportes variados para o fazer artístico.
• Arte pré-histórica, indígena e africana – Integração Linguagem oral e escrita.
• Arte nas cavernas.
• Exploração de espaços bidimensionais e tridimensionais, utilizando sucata.
• Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de arte, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional), em diferentes tempos da história – Projeto #SejaEco – Promoção da ação criadora, ressignificando recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas.
• Apreciação da história dos diferentes povos (indígenas, africanos) e como as formas e símbolos fazem parte do contexto cultural – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e o Projeto #SejaEco.
• Dramatização – Integração com Linguagem oral e escrita.

Música

• Rimas.
• Folclore.
• Pulsação.
• Andamento.
• Apreciação musical.
• Cirandas (dança e ritmo).
• Repertório cantado.
• Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção).
• Brincadeiras rítmicas de movimento.
• Atividades de relaxamento.
• Criação musical.
• Improvisação.

Educação Física / Movimento

• Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
• Consciência e expressão corporal – Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
• Possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

• Higiene pessoal e consciência ambiental – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e o Projeto #SejaEco.
• Atitude de respeito e prática dos valores humanos.
• Dominância corporal, espacial, visual, temporal e lateral.
• Habilidades motoras básicas e especificas.
• Coordenação global e específica.
• Jogos cooperativos.
• Jogos recreativos.
• Jogos e brincadeiras atuais e tradicionais.
• Gincanas e circuito com obstáculos.
• Respeito às normas e combinados.
• Introdução às modalidades pré – desportivas.

Identidade e autonomia
• Vida em sociedade – respeito às regras de convívio social.
• Diretos e deveres.
• Uso adequado dos sanitários.
• Valorização da limpeza e aparência pessoal.
• Iniciativa para resolução de problemas de forma pacífica – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida! e o Projeto #SejaEco.