comunicado

Conteúdos Programáticos Bimestrais Infantil e 1º ano EF

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2017
Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

Estágio I

Linguagem oral e escrita
• Roda de Conversa e Hora da Novidade – Situações de interlocução.
• Contos de fadas e histórias infantis.
• Diversidade de gêneros literários e não literários.
• Conto e reconto de histórias.
• Descrição de personagens e cenários.
• Construção coletiva de regras para jogos e brincadeiras.
• Expressão por meio da linguagem escrita.
• Argumentação de pontos de vista.
• Interpretação oral de textos.
• Textos visuais – apreciação da Arte como forma de expressão.
• Paradidático adotado: Vida de Criança, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Informática – uso do notebook/tablet.

Ensino Religioso
• Oração espontânea e diária (Santo Anjo, Ave Maria e Pai Nosso).
• Celebrações do bimestre.
• Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.
• Conhecendo o outro.
• O que posso sozinho?
• Somos amigos.
• Os amigos de Jesus.
• Valores trabalhados no bimestre: Respeito às diferenças, Fraternidade, Cordialidade, Solidariedade.
• Ações de cidadania- Páscoa solidária- Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a vida
• Celebrações: Páscoa, Festa da Família e Festa Folclórica.

Matemática

Números e operações
• Numerais – até 10 – ordenação numérica e associação número x quantidade.
• Relação de pertinência.
• Números móveis.
• Jogos de treinamento.
• Oficina de Jogos Matemáticos – Produção de material com reciclagem – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Espaço e forma
• Noções e conceitos – perto/ longe, em cima/embaixo, dentro/fora,
aberto/fechado, grosso/fino, alto/baixo.
• Descrição de objetos – cor, forma, espessura e tamanho.
• Sequência temporal e espacial.
• Formas geométricas – círculo, quadrado e triângulo.
• Cores primárias e secundárias.

Grandezas e medidas
• Noção de volume.
• Noção de tempo.

Tratamento da informação
• Leitura de tabelas e gráficos simples.
• Organização de dados em tabelas.

Natureza e Sociedade
• A escola.
• Respeito à diversidade – Cultura indígena e afro.
• Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
• Vida no mar – Confecção de Portfólio.
• A criança e a Arte.
• Meio Ambiente / Biomas – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Artes Visuais
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
• Utilização de diversos materiais gráficos, sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
• Apreciação e respeito pelo trabalho dos colegas.
• Cuidado com o próprio material e o material de uso coletivo.
• Limpeza e organização dos espaços.
• Cores primárias e secundárias.
• Biografia, apreciação e releitura de obras de artistas plásticos- Tarsila do Amaral, Cândido Portinari.
• Expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas.
• Criação bidimensional e tridimensional com material alternativo – sucata.

Música
• Canções juninas.
• Brincadeiras de regente.
• Cantigas populares.
• Brincadeiras corporais .
• Brincadeiras cumulativas.
• Exploração de instrumentos de percussão miúda.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Brincadeiras gestuais.
• Histórias cantadas e contadas.
• Parlendas.
• Danças coletivas.

Educação Física/Movimento
• Exploração de posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando na planta dos pés com e sem ajuda.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
• Participação em jogos cooperativos e brincadeiras folclóricas.
• Manutenção de hábitos saudáveis – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Identidade e autonomia
• Individualidade e diversidade.
• Atitudes e valores.
• Autoestima e respeito ao outro.
• Meu nome e minha história.
• Música, história e poesia na construção da identidade.

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2017
Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

Estágio II

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

Estágio II

Linguagem oral e escrita

• Roda de Conversa e Hora da Novidade.
• Jogo simbólico – Faz de conta.
• Composição de cenas e histórias conhecidas.
• Som da letra inicial e final de objetos – Despertando a consciência fonológica.
• Escrita espontânea.
• Descrição de gravuras, fatos, cenas e objetos.
• Descrição de pequenos trajetos e percursos.
• Cantinho da leitura – Apresentação de diferentes portadores de texto e tipologias textuais variadas.
• Sequência temporal de histórias.
• Leitura, interpretação e dramatização de histórias.
• Leitura imagética.
• Livros paradidáticos alusivos aos temas trabalhados.
• Biblioteca – visita quinzenal – Projeto Ciranda da Leitura.
• Informática – recurso pedagógico para o processo de letramento – uso do tablet/notebook.
• Produção coletiva e individual de textos.
• Dinâmicas e atividades interdisciplinares para desenvolvimento de valores – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida!
• Projeto #SejaEco – Leitura de textos, notícias, artigos que falem da sustentabilidade e atividades integradas com o Ensino Fundamental de 2º ao 5º ano.
• Reconto oral.
• Execução de receitas – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Projeto Ciranda da Leitura – adoção do paradidático Poeminhas da Terra, de Márcia Leite.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida!

Ensino Religioso

• Orações diárias e momentos de reflexão.
• Atividades relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida!
• Salmos das crianças.
• Histórias Bíblicas.
• Santos Juninos.
• Somos amigos.
• Valores trabalhados no bimestre:
 Amizade
 Companheirismo
 Honestidade
 Misericórdia

Matemática

Números e operações

• Numerais até 15 – Relação número X quantidade.
• Noções de adicionar (juntar) e subtrair (retirar de um todo).
• Jogos de estratégia e treinamento – memória, dados, dominó, bingo, boliche e outros.
• Relação biunívoca – um a um.
• Conservação de quantidade.
• Minhas coleções.

Espaço e forma

• Conceitos: dentro/fora; em cima/embaixo.
• Cores primárias e secundárias.
• Figuras planas – quadrado, triângulo, círculo e retângulo.
• Figuras espaciais – sólidos geométricos.
• Sequência lógica, seriação e classificação de cores e formas.
• Figura – fundo.
• Localização espacial.
• Construção de maquete – iniciação à alfabetização cartográfica.

Grandezas e medidas

• Seriação e classificação de blocos lógicos (cor, tamanho, espessura e forma).
• Execução de receitas – massa e volume.
• Estruturação do conceito de tempo.
• Comparação de quantidades.

Tratamento da informação

• Leitura de tabelas.
• Gráfico de barras simples.
• Leitura de calendário e outras formas de marcação do tempo.
• Registro e jogos e brincadeiras por meio de desenhos.

Natureza e Sociedade

• Cuidados pessoais / Meu corpo – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Brincadeiras de todos os tempos.
• Meio Ambiente e preservação – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Diferentes paisagens.
• Sociedade, ética e cidadania.
• Os alimentos.
• Execução de receitas saudáveis com aproveitamento de alimentos – Projeto #SejaEco.
• Experiências científicas – o despertar do espírito investigativo e da curiosidade científica.
• Elementos da Natureza – plantas e animais –Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Minha casa.
• Modo de ser, viver e trabalhar – Projeto #SejaEco.

Artes Visuais

• Uso de diferentes materiais e suportes para o fazer artístico.
• Desenho livre e dirigido (registro pictórico de histórias, jogos e/ou sequências didáticas).
• Oficina de dobraduras.
• Confecção de trabalhos bidimensionais e tridimensionais utilizando sucata.
• Recorte a dedo e com tesoura.
• Atividades utilizando formas geométricas (colagem, desenho e recorte).
• Autorretrato – avanços no registro da figura humana.
• Atitudes de cuidado, zelo e organização com os espaços e materiais de uso individual e coletivo.
• Respeito e apreciação pela produção do outro – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida!
• Apreciação e releitura de obras de arte de diferentes artistas plásticos.

Música

• Canções juninas.
• Jogos de mãos.
• Brincadeiras corporais.
• Exploração de instrumentos de percussão miúda.
• Cantigas de roda.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Estímulo à percepção corporal.
• Relaxamento e estiramento.
• Danças coletivas.
• Apreciação musical.

Educação Física / Movimento

• Reconhecimento progressivo de elementos e seguimentos do próprio corpo, por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
• Desenvolvimento da dominância corporal.
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
• Cantigas e brincadeiras de roda.
• Higiene pessoal e consciência ambiental – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Identidade e autonomia

• Participação em jogos e brincadeiras – interação e compreensão das regras de convívio social – Tema Integrador Fraternidade: cuidado com a Vida! e Projeto #SejaEco.
• Expressão de desejos e vontades ou desagrados – Saber Conviver
• Uso dos sanitários com autonomia.
• Eu e o outro.

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2017
Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

Estágio I

Linguagem oral e escrita
• Roda de Conversa e Hora da Novidade – Situações de interlocução.
• Contos de fadas e histórias infantis.
• Diversidade de gêneros literários e não literários.
• Conto e reconto de histórias.
• Descrição de personagens e cenários.
• Construção coletiva de regras para jogos e brincadeiras.
• Expressão por meio da linguagem escrita.
• Argumentação de pontos de vista.
• Interpretação oral de textos.
• Textos visuais – apreciação da Arte como forma de expressão.
• Paradidático adotado: Vida de Criança, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Informática – uso do notebook/tablet.

Ensino Religioso
• Oração espontânea e diária (Santo Anjo, Ave Maria e Pai Nosso).
• Celebrações do bimestre.
• Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
• Eu, meus amigos e os amigos de Jesus.
• Conhecendo o outro.
• O que posso sozinho?
• Somos amigos.
• Os amigos de Jesus.
• Valores trabalhados no bimestre: Respeito às diferenças, Fraternidade, Cordialidade, Solidariedade.
• Ações de cidadania- Páscoa solidária- Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a vida
• Celebrações: Páscoa, Festa da Família e Festa Folclórica.

Matemática

Números e operações
• Numerais – até 10 – ordenação numérica e associação número x quantidade.
• Relação de pertinência.
• Números móveis.
• Jogos de treinamento.
• Oficina de Jogos Matemáticos – Produção de material com reciclagem – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Espaço e forma
• Noções e conceitos – perto/ longe, em cima/embaixo, dentro/fora,
aberto/fechado, grosso/fino, alto/baixo.
• Descrição de objetos – cor, forma, espessura e tamanho.
• Sequência temporal e espacial.
• Formas geométricas – círculo, quadrado e triângulo.
• Cores primárias e secundárias.

Grandezas e medidas
• Noção de volume.
• Noção de tempo.

Tratamento da informação
• Leitura de tabelas e gráficos simples.
• Organização de dados em tabelas.

Natureza e Sociedade
• A escola.
• Respeito à diversidade – Cultura indígena e afro.
• Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos.
• Vida no mar – Confecção de Portfólio.
• A criança e a Arte.
• Meio Ambiente / Biomas – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Artes Visuais
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
• Utilização de diversos materiais gráficos, sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
• Apreciação e respeito pelo trabalho dos colegas.
• Cuidado com o próprio material e o material de uso coletivo.
• Limpeza e organização dos espaços.
• Cores primárias e secundárias.
• Biografia, apreciação e releitura de obras de artistas plásticos- Tarsila do Amaral, Cândido Portinari.
• Expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas.
• Criação bidimensional e tridimensional com material alternativo – sucata.

Música
• Canções juninas.
• Brincadeiras de regente.
• Cantigas populares.
• Brincadeiras corporais .
• Brincadeiras cumulativas.
• Exploração de instrumentos de percussão miúda.
• Conhecimento de novos instrumentos.
• Brincadeiras gestuais.
• Histórias cantadas e contadas.
• Parlendas.
• Danças coletivas.

Educação Física/Movimento
• Exploração de posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando na planta dos pés com e sem ajuda.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
• Participação em jogos cooperativos e brincadeiras folclóricas.
• Manutenção de hábitos saudáveis – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Identidade e autonomia
• Individualidade e diversidade.
• Atitudes e valores.
• Autoestima e respeito ao outro.
• Meu nome e minha história.
• Música, história e poesia na construção da identidade.

Conteúdo Programático 2º bimestre de 2017
Projetos interdisciplinares e eventos

Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!
Projeto Ciranda da Leitura
Projeto #SejaEco

1º ano

Linguagem oral e escrita
• Roda de Conversa – uso da linguagem oral, em atividades de intercâmbio social e cultural, para brincar, conversar, comunicar, expressar e partilhar conhecimentos, opiniões, ideias e sentimentos.
• Conhecimento de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, canções, quadrinhas, visando o resgate da cultura popular – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida!
• Leitura diária realizada pela professora e/ou alunos, valorizando a literatura como fonte de prazer, conhecimento e entretenimento – Projeto Ciranda da Leitura.
• Projeto Ciranda da Leitura – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Brasil 100 palavras, de Gilles Eduar com pesquisa de Maria Guimarães – Companhia das Letrinhas – 1ª edição, São Paulo. 2014.
• Gêneros discursivos orais e escritos.
• Visita quinzenal à Biblioteca – Projeto Ciranda da Leitura.
• Autocorreção de textos.
• Textos visuais – apreciação e releitura de obras de arte.
• Escrita espontânea de palavras, frases e textos – processo de letramento e alfabetização.
• Interpretação oral de textos.
• Atividades para formação de Valores – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Uso do recurso da informática (notebook/tablet) como suporte para o processo de letramento e a alfabetização.
• Reflexão acerca do sistema ortográfico – regularidade linguística.
• Uso do alfabetário e silabário para formação de palavras.
• Separação oral de sílabas.
• Rima e aliteração.
• Uso da letra cursiva.
• Atividade diagnóstica mensal – Sondagem.
• Atividades integradas entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano- Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Sala de Aula Invertida.
• Uso da Lousa Digital – Pesquisas interdsiciplinares.
• Festa Folclórica – Manifestação cultural do povo brasileiro – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.

Inglês

Unit 3: “My face”

• Identificar as partes do rosto.
• Identificar os sentimentos.
• Canção Hey, little clown.
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Unit 4: “My toys”

• Identificar os brinquedos.
• Relacionar cores aos objetos.
• Canção I haven´t got a kite.
• Realizar os movimentos correspondentes à canção.

Ensino Religioso

• Orações diárias e momentos de reflexão e reverência.
• Atividades interdisciplinares relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Economia solidária e aproveitamento alimentar – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Valores privilegiados no bimestre: Cortesia, Ternura, Partilha, Sabedoria, Paz e Fraternidade.
• Vida na escola:
• Eu e meus colegas
• Aprender a ser e a conviver
• Esqueci o lanche. E agora?
• Celebração de Páscoa a partir do livro A verdadeira história de Amor, de Tatiana Ferreira – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida!
• Vídeo sobre a História da Páscoa – Fraternidade: Cuidado com Vida!
• Ações de Cidadania – Páscoa Solidária – Fraternidade: Cuidado com Vida!
• Festa da Família – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida!
• Os amigos de Jesus – Santos Juninos.
• Aprendendo a ler histórias que Jesus contou.
• As parábolas que Jesus contou.
• Aprender a ser e a conviver: direitos e deveres.
• Como crescer em idade, tamanho e sabedoria? – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• O livro das Virtudes para Crianças.
• Bíblia, um livro diferente.

Matemática

Números e operações
• Sequência numérica até 50.
• Números antecessores e sucessores até 50.
• Diferentes tipos de números.
• Números e criação.
• Composição de números.
• Os números e suas representações.
• Jogos com números.
• Valor posicional dos algarismos.
• Os registros matemáticos: formas de expressar o pensamento.
• Desafios com números.
• Operações com registro matemático.
• Comparação de quantidades.
• Complementação de quantidades.
• Valor social dos números.
• Resolução de problemas envolvendo adições e subtrações como cálculo mental.

Espaço e forma
• Discriminação visual.
• Percepção de posição.
• Constância de tamanho e forma.
• A geometria na composição dos ambientes.
• Sólidos geométricos.
• Geometria e criação.
• Simetria e Assimetria.
• Identificação e representação de figuras planas.
• Composição de figuras planas.
• Tangram.

Grandezas e medidas
• Instrumentos de medida.
• Medição direta e indireta.
• Vocabulário específico para as medidas de comprimento.
• Medidas: massa e capacidade.

Tratamento da Informação
• Leitura de gráficos e tabelas.
• Estudo de dados e organização.

Natureza e Sociedade

• Ações de cidadania – Projeto #SejaEco.
• Ciclo da água.
• Cadeia alimentar.
• Conceito dos 5 Rs – atividades relacionadas à reciclagem e ao reaproveitamento de recursos – Projeto #SejaEco.
• Atividades relacionadas ao Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e o Projeto #SejaEco.
• De volta ao passado – atividades relacionadas à evolução humana e tecnológica.
• Festa folclórica – diferentes manifestações culturais do povo brasileiro – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e o Projeto #SejaEco.
• Brincadeiras de todos os tempos – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e o Projeto #SejaEco.
• Descobrindo a Ciência pela Arte e outras descobertas científicas – Projeto #SejaEco.
• Projeto Ciranda da Leitura, Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco – Atividades interdisciplinares a partir do livro paradidático adotado: Brasil 100 palavras, de Gilles Eduar com pesquisa de Maria Guimarães- Companhia das Letrinhas – 1ª edição, São Paulo. 2014.
• Atividades Multidisciplinares e integradas: Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Mostra Cultural – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.

Artes Visuais

• Pinturas, desenhos, colagens, fotos e construções, utilizando diferentes materiais e suportes.
• Textos visuais e registro pictórico das produções artísticas.
• Respeito e cuidado para com os trabalhos individuais e coletivos, bem como com os espaços.
• Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre pontos, linhas, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
• Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) em diferentes tempos da história – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco – Mostra Cultural.
• Contato com obras e biografia de diferentes artistas nacionais e internacionais.
• Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade.
• Festa folclórica – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Uso da régua geométrica para composição de cenas.
• Produção de figuras utilizando o Tangram.
• Produção de releituras e apreciação de obras de arte.
• Composições de cenas, paisagens, figuras humanas, entre outros com materiais reaproveitáveis: Oficina da Criação – Projeto #SejaEco.

Música

• Canções juninas.
• Luiz Gonzaga.
• Pulsação.
• Andamento.
• Apreciação musical.
• Repertório cantado.
• Identificação de instrumentos em obras musicais (percepção).
• Cirandas (dança e ritmo).
• Brincadeiras rítmicas de movimento.
• Atividades de relaxamento.
• Criação musical.
• Improvisação.
• Instrumentos não convencionais (copos).

Educação Física / Movimento
• Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
• Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo.
• Controlar gradativamente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
• Valorização das suas conquistas corporais.
• Aperfeiçoar movimentos de preensão, encaixe, lançamento.
• Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos.
• Demonstrar atitudes de respeito e cuidado para consigo, com o outro e o ambiente – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com a Vida!

Identidade e autonomia
• Viver em sociedade – respeito às regras de convívio social – Tema Integrador Fraternidade: Cuidado com Vida! e Projeto #SejaEco.
• Direitos e deveres.
• Respeito à diversidade.
• Pontualidade.
• Zelo e cuidado para com os espaços da escola e de seus pertences – Projeto #SejaEco.
• Uso adequado dos sanitários.
• Valorização da limpeza e aparência pessoal.
• Resolução de conflitos de forma pacífica.