portfolio

A construção de aplicativos e temas da geopolítica – Projeto Ciberespaço

A construção de aplicativos e temas da geopolítica

O uso de aplicativos já representa uma realidade em muitas escolas mundo a fora. Porém a construção de aplicativos em processos pedagógicos da educação básica ainda é pouco representativo nas práticas pedagógicas cotidianas. Nas aulas de Geografia do Colégio Franciscano Stella Maris sob orientação do Prof. Thiago Vale os alunos do ensino médio e do 9º do ensino fundamental realizaram a produção de aplicativos com base em problemas estudados referentes aos objetivos de desenvolvimento do milênio da ONU. Através de metodologias ativas como a PBL (problem basead learning) e a ABP (aprendizagem baseada em projeto) os alunos tiveram que desenvolver aplicativos alicerçado no problema selecionado e consequentemente na elaboração de um projeto para efetivar as ideias em um aplicativo. Abaixo segue alguns protótipos criados pelos educandos.
http://app.vc/ods_9 – ODS

https://app.webrobotapps.com/view/58dab74d37607f21297654c2?embed=1#/home – A(SP)RENDE

As alunas criadoras do aplicativo A(SP)RENDE salientam a importância de produzir uma TDIC sobre educação:

Apesar das dificuldades enfrentadas, nós, como grupo, conseguimos vencê-las e agregar mais conhecimento ao longo deste processo. E, quanto mais pesquisávamos e coletávamos sobre o sistema educacional brasileiro e suas instituições, cada vez mais era reafirmada a necessidade de mudança deste, porém não para uma educação que sirva de cabresto na formação do indivíduo, mas que seja um fator que contribua para atingir a cidadania plena. Também compreendemos que a educação não é o único desafio a ser superado no país, como a ONU coloca ao criar as “Metas do Milênio”, e que este processo não será instantâneo, principalmente considerando a geopolítica internacional (Ana Paula, Letícia e Luisa).

As práticas realizadas foram relevantes para uma aprendizagem alicerçada no desenvolvimento cognitivo e emocional dos educandos em que os conceitos aprendidos buscaram estar alinhados com os valores franciscanos como solidariedade, respeito e paz.

Thiago Souza Vale