portfolio

A geografia em Simuladores… Projeto Ciberespaço

A geografia em Simuladores…

Se pudéssemos simular ações geopolíticas presentes em nosso cotidiano, como planejar ações para mitigar a situação dos refugiados ou até mesmo buscar assegurar novos direitos essenciais para humanidade?


Fonte: Eversim, 2017.
Foi nessa perspectiva que os alunos do ensino médio e do 9º do ensino fundamental realizaram partes de seus estudos em geopolítica. Através de metodologias ativas como a PBL (problem basead learning) associada ao simulador Geopolitical simulator 4 os alunos tiveram a possibilidade de serem Chefes de Estado e tomarem decisões conformes os problemas analisados em sala de aula e posteriormente consubstanciado por temas geográficos (mudanças climáticas, acordos comerciais, direitos humanos).
O game se trata de um Simulador de Geopolítica, onde você está no controle de um governador de qualquer país do mundo e sente na pele a suas dificuldades de se manter no poder, com indicadores de popularidade e déficits orçamentários. Nesse jogo existem diversas opções e caminhos que podem ser tomados, com opções desde fazer relações comerciais, militares e políticas com outros países até mesmo começar guerras. O jogo está diretamente relacionado com o tema da globalização pois ele estabelece uma integração entre os países e as pessoas presentes no mundo todo, assuntos muito importantes para a globalização como comércio, transações financeiras, movimentos de capital e investimento, migração, desafios ambientais estão extremamente presentes no jogo e todos eles devem ser muito bem pensados. As grandes organizações da globalização também estão presentes no jogo (FMI, Banco Mundial e ONU) e são os grandes interventores no game.
O simulador Geopolitical simulator 4, é o software utilizado em táticas de relações internacionais da OTAN (organização do tratado do atlântico norte) e foi cedido gentilmente pela empresa Francesa Eversim para a realização das práticas pedagógicas no Colégio franciscano Stella Maris.
As práticas realizadas foram relevantes para uma aprendizagem alicerçada no desenvolvimento cognitivo e emocional dos educandos em que os conceitos aprendidos buscaram estar alinhados com os valores franciscanos como solidariedade, respeito e paz.

Thiago Souza Vale
Julho/2017.